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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado
metadata.dc.creator: Feitosa, Robson de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Silvia Cristina Conde
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa sobre “O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado” tem como objetivo analisar se os PIs contribuem para a construção do currículo integrado nos cursos de ensino médio na forma integrada à formação profissional no IFPA, Campus Bragança, investigando de forma específica o curso técnico integrado de Eventos. Essa intenção de pesquisa ao ingressar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica parte das indagações de como surgem os PIs? Se eles são uma tentativa de curricularização da interdisciplinaridade? E, principalmente, como os PIs podem contribuir para a construção do currículo integrado nos cursos de ensino médio na forma integrada à formação profissional no IFPA, Campus Bragança? Este trabalho se insere no macroprojeto “Organização do currículo integrado na EPT” da linha de pesquisa do programa “Organização e gestão de espaços pedagógicos na EPT”. A abordagem metodológica de cunho qualitativo utilizou a pesquisa-ação do tipo crítica, com as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, as entrevistas, a observação participante e diário de itinerância, as oficinas pedagógicas e a análise de conteúdo. Os resultados indicam que o PI surge como uma política institucional do IFPA para a integração curricular, que o currículo integrado pode se efetivar por meio do PI, e que o produto educacional, que é a oficina pedagógica, se constituiu como espaço de diálogo e ensinagem. As conclusões apontam que a obrigatoriedade de cumprir com o PI como componente curricular pode ter uma limitação pela compulsoriedade, mas ao mesmo tempo pode ser instrumento de efetivação do currículo integrado. Indicam também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract: The research on “The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum” aims to analyze whether the PIs contribute to the construction of the integrated curriculum in high school courses in an integrated way to professional training at IFPA, Campus Bragança, investigating specifically the integrated technical course of Events. Does this research intention when entering the Professional Master's Program in Professional and Technological Education part of the questions of how PIs arise? Are they an attempt to curricularize interdisciplinarity? And, mainly, how can PIs contribute to the construction of the integrated curriculum in high school courses in an integrated way with professional training at IFPA, Campus Bragança? This work is part of the macro project "Organization of the curriculum integrated in the EPT" of the research line of the program "Organization and management of pedagogical spaces in the EPT". The qualitative methodological approach used critical action research, with documental and bibliographic research techniques, interviews, participant observation and roaming diary, pedagogical workshops and content analysis. The results indicate that the IP emerges as an IFPA institutional policy for curriculum integration, that the integrated curriculum can be implemented through the IP, and that the educational product, which is the pedagogical workshop, was constituted as a space for dialogue and teaching. The conclusions indicate that the obligation to comply with IP as a curricular component may have a limitation due to compulsoriness, but at the same time it can be an instrument of implementation of the integrated curriculum. They also indicate that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Vocational and Technological Education
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Projeto integrador
Currículo integrado
Oficina pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: FEITOSA, Robson de Sousa. O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

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