Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Silvia Cristina Conde-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535pt_BR
dc.creatorFeitosa, Robson de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352354405152030pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T14:41:59Z-
dc.date.available2020-06-13-
dc.date.available2020-06-12T14:41:59Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationFEITOSA, Robson de Sousa. O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433-
dc.description.abstractThe research on “The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum” aims to analyze whether the PIs contribute to the construction of the integrated curriculum in high school courses in an integrated way to professional training at IFPA, Campus Bragança, investigating specifically the integrated technical course of Events. Does this research intention when entering the Professional Master's Program in Professional and Technological Education part of the questions of how PIs arise? Are they an attempt to curricularize interdisciplinarity? And, mainly, how can PIs contribute to the construction of the integrated curriculum in high school courses in an integrated way with professional training at IFPA, Campus Bragança? This work is part of the macro project "Organization of the curriculum integrated in the EPT" of the research line of the program "Organization and management of pedagogical spaces in the EPT". The qualitative methodological approach used critical action research, with documental and bibliographic research techniques, interviews, participant observation and roaming diary, pedagogical workshops and content analysis. The results indicate that the IP emerges as an IFPA institutional policy for curriculum integration, that the integrated curriculum can be implemented through the IP, and that the educational product, which is the pedagogical workshop, was constituted as a space for dialogue and teaching. The conclusions indicate that the obligation to comply with IP as a curricular component may have a limitation due to compulsoriness, but at the same time it can be an instrument of implementation of the integrated curriculum. They also indicate that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Vocational and Technological Educationpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa sobre “O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado” tem como objetivo analisar se os PIs contribuem para a construção do currículo integrado nos cursos de ensino médio na forma integrada à formação profissional no IFPA, Campus Bragança, investigando de forma específica o curso técnico integrado de Eventos. Essa intenção de pesquisa ao ingressar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica parte das indagações de como surgem os PIs? Se eles são uma tentativa de curricularização da interdisciplinaridade? E, principalmente, como os PIs podem contribuir para a construção do currículo integrado nos cursos de ensino médio na forma integrada à formação profissional no IFPA, Campus Bragança? Este trabalho se insere no macroprojeto “Organização do currículo integrado na EPT” da linha de pesquisa do programa “Organização e gestão de espaços pedagógicos na EPT”. A abordagem metodológica de cunho qualitativo utilizou a pesquisa-ação do tipo crítica, com as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, as entrevistas, a observação participante e diário de itinerância, as oficinas pedagógicas e a análise de conteúdo. Os resultados indicam que o PI surge como uma política institucional do IFPA para a integração curricular, que o currículo integrado pode se efetivar por meio do PI, e que o produto educacional, que é a oficina pedagógica, se constituiu como espaço de diálogo e ensinagem. As conclusões apontam que a obrigatoriedade de cumprir com o PI como componente curricular pode ter uma limitação pela compulsoriedade, mas ao mesmo tempo pode ser instrumento de efetivação do currículo integrado. Indicam também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-06-12T14:41:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAO_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA.pdf: 2424613 bytes, checksum: fb831dc297d39c105fd40cbe6d2675b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-12T14:41:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAO_-_ROBSON_DE_SOUSA_FEITOSA.pdf: 2424613 bytes, checksum: fb831dc297d39c105fd40cbe6d2675b9 (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectProjeto integradorpt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado_Robson de Sousa Ffeitosa_2019.pdfDissertação - documento completo2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.