Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/838
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química: atuação na formação humana integral de alunos da EPTNM
Autor(es): Melo, Joice de Lima
Primeiro Orientador: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Szatkoski, Elenice
metadata.dc.contributor.referee3: Eleutério, Célia Maria Serrão
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, está situado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Teve por objetivo avaliar em que aspectos uma proposta para ensinar Química, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM – Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFAM Campus Parintins. Para tanto, no referencial teórico, articulou-se os conceitos de Formação Humana Integral, ensino de Química e Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP. É uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foi utilizado como método a pesquisa-ação, em três fases, com base em Tripp (2005): planejamento, implementação e avaliação de uma proposta para o ensino de Química fundamentada na ABP. Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida com seis participantes, por meio do ensino remoto, com atividades assíncronas e síncronas, por meio da plataforma digital de videoconferência Google Meet e aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. Para a produção dos dados, utilizou-se como técnicas a observação participante e a roda de conversa, e, como instrumentos, as gravações audiovisuais, diário de campo e produções dos participantes da pesquisa. Como procedimento para análise dos dados, fez-se uso da Espiral de Análise, com base em Creswell (2014), seguindo três etapas: organização dos dados, categorização, interpretação e representação. Da análise, foi possível concluir que a proposta de ensino de Química, fundamentada na ABP, atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM nos seguintes aspectos: a) possibilitou reflexão e ação acerca dos problemas da comunidade; b) permitiu um olhar atento para o meio ambiente e cultura ambiental; c) favoreceu o entendimento da pesquisa como ferramenta para a apropriação de conhecimentos científicos; d) permitiu o reconhecimento da importância do uso de recursos tecnológicos como ferramenta para a divulgação de conhecimentos científicos. Da pesquisa, resultou o produto educacional intitulado “Formação Humana Integral de alunos da EPTNM: proposta de ensino pela ABP”, que tem por objetivo contribuir para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM.
Palavras-chave: Formação humana integral
Ensino de Química
Aprendizagem baseada em projetos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: MELO, Joice de Lima. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de química: atuação na formação humana integral de alunos da EPTNM. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/838
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química_Joice de Lima Melo.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.