Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Rosa Oliveira Marins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Szatkoski, Elenice | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308298499020242 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Eleutério, Célia Maria Serrão | - |
dc.creator | Melo, Joice de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1060428287185521 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T20:28:40Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-02T20:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Joice de Lima. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de química: atuação na formação humana integral de alunos da EPTNM. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/838 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, está situado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Teve por objetivo avaliar em que aspectos uma proposta para ensinar Química, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM – Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFAM Campus Parintins. Para tanto, no referencial teórico, articulou-se os conceitos de Formação Humana Integral, ensino de Química e Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP. É uma pesquisa de caráter qualitativo, em que foi utilizado como método a pesquisa-ação, em três fases, com base em Tripp (2005): planejamento, implementação e avaliação de uma proposta para o ensino de Química fundamentada na ABP. Considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida com seis participantes, por meio do ensino remoto, com atividades assíncronas e síncronas, por meio da plataforma digital de videoconferência Google Meet e aplicativo de mensagem instantânea Whatsapp. Para a produção dos dados, utilizou-se como técnicas a observação participante e a roda de conversa, e, como instrumentos, as gravações audiovisuais, diário de campo e produções dos participantes da pesquisa. Como procedimento para análise dos dados, fez-se uso da Espiral de Análise, com base em Creswell (2014), seguindo três etapas: organização dos dados, categorização, interpretação e representação. Da análise, foi possível concluir que a proposta de ensino de Química, fundamentada na ABP, atuou na Formação Humana Integral de alunos da EPTNM nos seguintes aspectos: a) possibilitou reflexão e ação acerca dos problemas da comunidade; b) permitiu um olhar atento para o meio ambiente e cultura ambiental; c) favoreceu o entendimento da pesquisa como ferramenta para a apropriação de conhecimentos científicos; d) permitiu o reconhecimento da importância do uso de recursos tecnológicos como ferramenta para a divulgação de conhecimentos científicos. Da pesquisa, resultou o produto educacional intitulado “Formação Humana Integral de alunos da EPTNM: proposta de ensino pela ABP”, que tem por objetivo contribuir para a Formação Humana Integral de alunos da EPTNM. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2022-06-02T20:28:40Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química_Joice de Lima Melo.pdf: 3512465 bytes, checksum: 60a3f65ce98471244db4f38a9096b64b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-02T20:28:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química_Joice de Lima Melo.pdf: 3512465 bytes, checksum: 60a3f65ce98471244db4f38a9096b64b (MD5) Previous issue date: 2022-02-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química: atuação na formação humana integral de alunos da EPTNM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Química_Joice de Lima Melo.pdf | Dissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.