Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/789
Tipo: | Outro |
Título: | Narrando, biografando, fazendo histórias: estratégia de formação em serviço para a sociedade educativa |
Título(s) alternativo(s): | Narrating, biography, making history: in-service training strategy for society educational |
Autor(es): | Pinheiro, Arleide Maia Ponciano, Nilton Paulo |
Primeiro Orientador: | Ponciano, Nilton Paulo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ponciano, Nilton Paulo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Mônica de Oliveira |
Resumo: | Neste produto educacional, “Narrando, biografando, fazendo história: estratégia de formação em serviço para a sociedade educativa”, resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional emEnsino Tecnológico (MPET – IFAM), apresentamos o Ateliê Biográfico de Projeto- ABP como proposta formativa baseado no modelodesenhado por Christine Delory-Momberger (2006). Trata-se de um dispositivo desenvolvido em seis encontros com o objetivo dereconhecer pelas narrativas pessoais de história de vida o processo formativo do sujeito em seu mundo. Pretende-se, no decorrer da dinâmica de formação, entender a inter-relação entre o auto e o hétero no processo formativo como parte da teia que constrói o si. Ademais, o ABP visa a valorização da história de vida pela prática (auto)biográfica, a reflexão da prática profissional docente, a projeção da vida futura através de um projeto de realização, seja na vida pessoal, profissional, e/ou particular. O ABP, em sua estrutura, permeia-se por informações, contratos, reuniões programadas e estruturadas, narrativas orais, escritas e reescritas, escutas, partilhas, além de análise e reflexão diária sobre a produção individual e coletiva dos participantes da formação. Acredita-se que essa proposta formativa possa ser utilizada em outros contextos de formação, pois sugere a prática narrativa como uma oportunidade para o sujeito “caminhar para si” e reconhecer os caminhos percorridos no processo de cons tituição do ser, do si, e, ainda promover o sujeito da mudança e do conhecimento. |
Abstract: | In this educational product,“Narrating, biography, making his tory: in-service training strategy for society educational”, result of research carried out in the Professional Master in Technological Education (MPET - IFAM), we present the Biographical ProjectWorkshop as a training proposal based in the model designed by Christine Delory-Momberger (2006). It is a device developed in sixmeetings with the objective of recognizing,through personal narratives of life history, the subject‟s formative process in his world. It isintended, during the training dynamics, to understand the inter-relationship between the self and the hetero in the formative process as part of the web that builds the self. Furthermore, the PBL aims at valuing life history through (auto) biographical practice, reflectingon professional teaching practice, projecting future life through a realization project, whether in personal, professional, and / or pri- vate life. The ABP, in its structure, is permeated by information, con- tracts, scheduled and structured meetings, oral, written and rewrit- ten narratives, listening, sharing, in addition to daily analysis and reflection on the individual and collective production of the training participants. It is believed that this formative proposal can beused in other training contexts, as it suggests the narrative practiceas an opportunity for the subject to “walk towards themselves” and recognize the paths taken in the process of constituting the being, the self, and, still promotes the subject of change and knowledge. |
Palavras-chave: | Formação continuada Autoformação Ateliê biográfico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | PIHEIRO, Arleide Maia; PONCIANO, Nilton Paulo. Narrando, biografando, fazendo histórias: estratégia de formação em serviço para a sociedade educativa. 2021. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/789 |
Data do documento: | 14-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrando-biografando-fazendo historias_Arleide Maia Pinheiro_2021.pdf | Produto educacional_IFAM Campus Manaus Centro | 4,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.