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Tipo: Dissertação
Título: Criação de um painel de controle para prevenção da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Autor(es): Ferreira, Júlia Angélica de Oliveira Ataíde
Primeiro Orientador: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Mavignier, Márcia Irene Andrade
Resumo: O fenômeno da evasão escolar é uma realidade nos espaços pedagógicos brasileiros. Tal temática tem sido focalizada em estudos nacionais com vistas a identificar as principais causas que levam o aluno a descontinuar sua vida escolar. O presente estudo tem por objetivo estabelecer uma definição conceitual a respeito do tema da evasão, compreender como a evasão ocorre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e criar um artefato tecnológico que contribua com a gestão do ensino na organização dos espaços pedagógicos para atuação preventiva junto a referida problemática. O procedimento metodológico empregado foi o Método Científico-Tecnológico (MC-T), desenvolvido por Nascimento- e-Silva (2012). Os conceitos concernentes à evasão foram coletados em bases de dados e posteriormente organizados, com o intuito de identificar não somente o conteúdo das definições como também seus termos de equivalência e atributos. A coleta de dados foi realizada mediante a análise das atas de conselhos de classes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do IFAM, nos anos de 2018 e 2019, identificando-se as principais causas de evasão no referido Instituto. Para a análise empírica, junto aos servidores que atuam diretamente no ensino, foi realizada autoaplicação de questionário on-line, constituído por questões socioinstitucionais e relativas a possíveis causas de evasão no IFAM. A análise dessas respostas ocorreu por meio da combinação do resultado (p- valor) de 3 testes estatísticos, com a finalidade de identificar as causas mais fortemente associadas à evasão escolar no IFAM. Como resultado, obteve-se nove principais causas da evasão escolar no IFAM: vulnerabilidade social, distância de moradia, gravidez, carga horária de aulas, falta de identidade com o curso, inassiduidade, apatia, problemas familiares e defasagem no aprendizado. Após a análise bibliográfica, documental e de pesquisa de campo, foi criado um Painel de Controle como produto educacional que subsidiará o trabalho dos profissionais atuantes na gestão do ensino, visando à prevenção da evasão escolar dentro do IFAM. Compreende-se que essa ferramenta será de grande relevância não somente para o Instituto, mas também para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, haja vista a latente necessidade de estratégias preventivas para permanência e êxito escolar dos estudantes, tão almejada pela rede EPT.
Abstract: The phenomenon of school dropout is a reality in Brazilian pedagogical spaces. This theme has been focused on in national studies with a view to identifying the main causes that lead students to discontinue their school life. This study aims to establish a conceptual definition regarding the issue of dropout, understand how dropout occurs at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) and create a technological artifact that contributes to the management of teaching in the organization of pedagogical spaces for preventive action with this problem. The methodological procedure used was the ScientificTechnological Method (MC-T), developed by Nascimento-e-Silva (2012). The concepts concerning dropout were collected in databases and later organized in order to identify not only the content of the definitions but also their equivalence terms and attributes. Data collection was carried out by analyzing the minutes of class councils of the IFAM High School Technical Professional Education (EPTNM) courses, in the years 2018 and 2019, identifying the main causes of dropouts in that Institute. For empirical analysis, with the servers who work directly in education, an online questionnaire was self-administered, consisting of socio-institutional questions and related to possible causes of dropouts at the IFAM. The analysis of these responses occurred through the combination of the result (p-value) of 3 statistical tests, in order to identify the causes most strongly associated with school dropout at the IFAM. As a result, nine main causes of school dropout were obtained at the IFAM: social vulnerability, distance from home, pregnancy, class hours, lack of identity with the course, non-attendance, apathy, family problems and learning delay. After bibliographical, documental and field research analysis, a Control Panel was created as an educational product that will subsidize the work of professionals working in teaching management, to prevent school evasion within the IFAM. It is understood that this tool will be of great relevance not only for the Institute, but also for Professional and Technological Education (EPT) in Brazil, given the latent need for preventive strategies for the permanence and academic success of students, so desired by the network EPT.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Espaços educacionais - organização
Evasão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: FERREIRA, Júlia Angélica de Oliveira Athaíde. Criação de um painel de controle para prevenção da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. 2021. 133 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/665
Data do documento: 20-Ago-2021
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