Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/617
Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas no ensino médio integrado: proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA, Campus Santarém
Autor(es): Lopes Filho, Evandro José Branches
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Jocélia Barbosa
Resumo: As práticas pedagógicas presentes na Seara da EPT são entendidas como ações concernentes ao processo de ensino e aprendizagem cujo intuito é articular teoria e prática, salientando um dos princípios da formação integral. Partindo dessa visão, esta dissertação teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio Integrado da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), Campus Santarém, com vistas à elaboração de um catálogo de produtos educacionais. Tal abordagem se justifica pela necessidade de compreensão das práticas educativas no campo da EPT e pela carência de difusão dos produtos educacionais que podem contribuir efetivamente com o referido campo. Entre os principais autores que embasam as perspectivas deste trabalho, estão: Ciavatta e Ramos (2014), Frigotto (2015), Saviani (2003) e Zabala (1998). No que tange à metodologia desenvolvida, adotou-se a abordagem qualitativa, sistematizada na pesquisa de campo por meio remoto, tendo como técnicas de coleta a entrevista semiestruturada e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Para tanto, buscamos dois grupos de sujeitos participantes: o grupo de professores da EETEPA e o grupo de alunos do Ensino Médio Integrado da mesma instituição. No que se refere ao catálogo gerado pela pesquisa, destaca-se a seleção de produtos educacionais originados do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFES, 2016). Os resultados oriundos do processo de avaliação do produto indicaram elevado índice de aprovação do catálogo junto ao seu público-alvo. É necessário destacar que o catálogo de produtos educacionais aqui proposto não se resume apenas a uma lista de produtos oriundos do ProfEPT, posto que em seu teor são destacados os aspectos conceituais tanto sobre as bases conceituais da EPT como também das práticas educativas no ensino médio integrado. Com isso, espera-se que a aplicabilidade dos mais de 30 produtos sugeridos no catálogo possa de fato potencializar as práticas educativas dos docentes no ensino médio integrado, com vistas ao cumprimento precípuo desta modalidade que é a formação cidadã. Dentro desse viés, o estudo está situado na linha de pesquisa “Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), atendendo aos preceitos fundamentais do ProfEPT IFAM, Campus Manaus Centro.
Abstract: There are countless challenges related to the effective implementation of Integrated High School (IHS) associated to Professional and Technological Education (PTE). We can highlight the pedagogical practices issues, which are understood as actions concerning the teaching of classes whose purpose is to articulate theory and practice, highlighting one of the principles of integral education. This study aims to investigate the pedagogical practices developed at Integrated High School of Technical Education School of the State of Pará (TESSP), Campus Santarém, in order to elaborate a catalog of educational products. Such an approach is justified by the need for understanding the pedagogical practices of PTE and the lack of dissemination of educational products that can effectively contribute to that field. The main authors that support the perspectives of this work are Ciavatta and Ramos (2014), Araujo and Frigotto (2015), Freire (2015), Chisté (2017) and Zabala (1998). Regarding the methodology developed, it was adopted the mixed approach, systematizing three fundamental steps: 1) bibliographic research; 2) remote field research and 3) development of a catalog as an educational product. In the first step we observed the following themes: a) integrated high school and b) educational practices in integrated high school. In the second step we interview two target audiences applying questionnaires through the app Google Meet: a) TESSP’s teachers and b) Integrated High School students from the same institution. Regarding to the catalog generated by the research, we highlight the selection of educational products from the Professional Master in Professional and Technological Education (ProfEPT/IFES, 2016). Within this subject, the study is located in the line of research “Educational practices in Professional and Technological Education (PTE)”, which meets the ProfEPT IFAM, Campus Manaus Centro, fundamental precepts.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Práticas pedagógicas
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: LOPES FILHO, Evandro José Branches. Práticas pedagógicas no ensino médio integrado: proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA, Campus Santarém. 2021. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/617
Data do documento: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas pedagógicas no ensino médio integrado-proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA-Campus Santarém_Lopes Filho-2021.pdfDissertacao_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro-5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.