Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee3Nogueira, Jocélia Barbosa-
dc.creatorLopes Filho, Evandro José Branches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109149565334381pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T14:06:45Z-
dc.date.available2021-10-25-
dc.date.available2021-10-25T14:06:45Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationLOPES FILHO, Evandro José Branches. Práticas pedagógicas no ensino médio integrado: proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA, Campus Santarém. 2021. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/617-
dc.description.abstractThere are countless challenges related to the effective implementation of Integrated High School (IHS) associated to Professional and Technological Education (PTE). We can highlight the pedagogical practices issues, which are understood as actions concerning the teaching of classes whose purpose is to articulate theory and practice, highlighting one of the principles of integral education. This study aims to investigate the pedagogical practices developed at Integrated High School of Technical Education School of the State of Pará (TESSP), Campus Santarém, in order to elaborate a catalog of educational products. Such an approach is justified by the need for understanding the pedagogical practices of PTE and the lack of dissemination of educational products that can effectively contribute to that field. The main authors that support the perspectives of this work are Ciavatta and Ramos (2014), Araujo and Frigotto (2015), Freire (2015), Chisté (2017) and Zabala (1998). Regarding the methodology developed, it was adopted the mixed approach, systematizing three fundamental steps: 1) bibliographic research; 2) remote field research and 3) development of a catalog as an educational product. In the first step we observed the following themes: a) integrated high school and b) educational practices in integrated high school. In the second step we interview two target audiences applying questionnaires through the app Google Meet: a) TESSP’s teachers and b) Integrated High School students from the same institution. Regarding to the catalog generated by the research, we highlight the selection of educational products from the Professional Master in Professional and Technological Education (ProfEPT/IFES, 2016). Within this subject, the study is located in the line of research “Educational practices in Professional and Technological Education (PTE)”, which meets the ProfEPT IFAM, Campus Manaus Centro, fundamental precepts.pt_BR
dc.description.resumoAs práticas pedagógicas presentes na Seara da EPT são entendidas como ações concernentes ao processo de ensino e aprendizagem cujo intuito é articular teoria e prática, salientando um dos princípios da formação integral. Partindo dessa visão, esta dissertação teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio Integrado da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), Campus Santarém, com vistas à elaboração de um catálogo de produtos educacionais. Tal abordagem se justifica pela necessidade de compreensão das práticas educativas no campo da EPT e pela carência de difusão dos produtos educacionais que podem contribuir efetivamente com o referido campo. Entre os principais autores que embasam as perspectivas deste trabalho, estão: Ciavatta e Ramos (2014), Frigotto (2015), Saviani (2003) e Zabala (1998). No que tange à metodologia desenvolvida, adotou-se a abordagem qualitativa, sistematizada na pesquisa de campo por meio remoto, tendo como técnicas de coleta a entrevista semiestruturada e o questionário com perguntas abertas e fechadas. Para tanto, buscamos dois grupos de sujeitos participantes: o grupo de professores da EETEPA e o grupo de alunos do Ensino Médio Integrado da mesma instituição. No que se refere ao catálogo gerado pela pesquisa, destaca-se a seleção de produtos educacionais originados do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFES, 2016). Os resultados oriundos do processo de avaliação do produto indicaram elevado índice de aprovação do catálogo junto ao seu público-alvo. É necessário destacar que o catálogo de produtos educacionais aqui proposto não se resume apenas a uma lista de produtos oriundos do ProfEPT, posto que em seu teor são destacados os aspectos conceituais tanto sobre as bases conceituais da EPT como também das práticas educativas no ensino médio integrado. Com isso, espera-se que a aplicabilidade dos mais de 30 produtos sugeridos no catálogo possa de fato potencializar as práticas educativas dos docentes no ensino médio integrado, com vistas ao cumprimento precípuo desta modalidade que é a formação cidadã. Dentro desse viés, o estudo está situado na linha de pesquisa “Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), atendendo aos preceitos fundamentais do ProfEPT IFAM, Campus Manaus Centro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2021-10-25T14:06:45Z No. of bitstreams: 1 Práticas pedagógicas no ensino médio integrado-proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA-Campus Santarém_Lopes Filho-2021.pdf: 5787768 bytes, checksum: d9cfa7e7ab8e13ed90b6bef866d1b4f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T14:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Práticas pedagógicas no ensino médio integrado-proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA-Campus Santarém_Lopes Filho-2021.pdf: 5787768 bytes, checksum: d9cfa7e7ab8e13ed90b6bef866d1b4f6 (MD5) Previous issue date: 2021-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino médio integrado: proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA, Campus Santarémpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas pedagógicas no ensino médio integrado-proposição de um catálogo de produtos educacionais na EETEPA-Campus Santarém_Lopes Filho-2021.pdfDissertacao_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro-5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.