Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/615
Tipo: Dissertação
Título: A internacionalização na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso do Projeto Lapassion
Autor(es): Chagas, Emanuelle Lorena Teixeira
Primeiro Orientador: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Aride, Paulo Henrique Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Selma Suely Baçal de
Resumo: O presente estudo te m por objetivo investigar se as ações de internacionalização no âmbito da educação profissional e tecnológica podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da formação humana integral dos seus alunos , como fundamento para uma proposta de curso de formação profissional. O processo de internacionalização na educação se constitui em uma série de ações que vão desde o incentivo à realização de intercâmb ios estudantis até o ensino de idiomas. Dessa maneira, intencionou-se analisar a concepção de formação humana integral no contexto da EPT; conhecer o fenômeno da internacionalização da educação e como ela vem ocorrendo no âmbito do IFAM sob a perspectiva dos participantes de um projeto de intercâmbio internacional e, por fim, desenvolver um a proposta de formação profissional que visa à capacitação de docentes, técnicos e gestores interessados em planejar, organizar e executar um projeto internacional multi disciplinar, multinível, multicultural e multi idioma em sua pró pria instituição de ensino . E sta pesquisa de cunho quali-quantitativo, valeu se do método de estudo de caso em que a investigação concentrou se no projeto Lapassion , que foi um programa de intercâmbio que ocorreu no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, de março de 2020 a maio do mesmo ano cujo objetivo era o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e interpessoais, utilizando se de uma ferramenta para a solução de problemas e criação de produtos e serviços inovadores conhecida como Design Thinking . Ao término do projeto, os alunos responderam voluntariamente a um questionário de avaliação e a uma entrevista semiestruturada . A partir destes dois instrumentos, obtiveram se dado s que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (GALIAZZI; MORAES , 2016), os quais indicam que o projeto contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades como liderança, gestão de conflitos, criatividade, trabalho em equipe, dentre outras habilidades conhecidas na literatura como soft skills, além de ter colaborado efetivamente para formação profissional dos alunos participantes , destacando se a ampliação das suas relações interculturais, a melhoria na comunicação em uma língua estrangeira, a promoção de uma educação com viés científico, o desenvolvimento socioafetivo e a formação cidadã daqueles alunos. Da pesquisa resultou o produto educacional: Curso Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e serviços inova dore s em nível internacional , englobando os conceitos do método , as suas etapas, estratégias de abordagem, um vídeo do Lapassion mostrando a metodologia na prática dicas e exemplos para aprofundamento nos temas , além de orientações gerais para os preparativos do curso, que vão desde a escolha do local de realização até o idioma oficial do projeto . O produto, mediante avaliação d e profissionais que participaram como professores, organizadores ou colaboradores do Lapassion recebeu parecer favorável em seu objetivo de capacitar servidores de instituições de ensino para o desenvolvimento de projetos internacionais.
Abstract: The present study aims to investigate w hether internationalization actions within the scope of professional and te chnological education (EP T) can effectively contribute to the development of the integral huma n formation of its stu dents, as a basis for a proposal for a professional formati on cou rse. The process of internationalization in education consists of a series of actions that range fro m encouraging student exchanges to teaching languages. Thus, the inte ntion was to analyze t he concept of integral human formation in the context of E P T ; to know the phenomenon of the internationalization of education and how it has been happening within th e IFAM, from the perspective of the participants of an international exchange project and, finally, to develop a proposal for professional training ai med at training interested teachers, technicians and managers in planning, organi zing and executing an int ernational multidisciplinary, multilevel, multicultural and multi lan guage project in their own educational insti tution. This qualitative and quantita tive r esearch used the case study method in which the investigation focused on th e Lapassion project, whic h was an exchange program that took place at the Manaus Industrial Di strict Campus of IFAM, from March 2020 to Ma y of the same. year, whose objective was th e development of social emotional and interpersonal skills, using a tool fo r solving problems and cr eating innovative products and services known as Design Thinking. At the end of the project , the students volunta rily answered an evaluation questionn aire a nd a semi structured interview. From these two instruments, data were obtai ned and analyzed in the l ight of Textual Discursive Analysis (GALIAZZI; MORAES, 2016), which i ndicate that the proje ct significantly contr ibuted to the development of skills s uch as leadership, conflict management, creativity , teamwork, among other skills known in the literature as soft skills, in addition to having effectively collaborated for th e professional trainin g of participating stu dents, highlighting the expansion of their intercultural relations, the improvement in communication in a foreign lang uage, the promotion of a education with a scientific bias, socio affective development and the civic education for t hose students. The res earch resulted in the educational pro duct: Design Thinking Course for the development of innovative products and servi ces at an international l evel, encompassing the concepts of the method, its steps, approach st rategies, a Lapassion video showing the meth odology in practice, tips and example s for deepening of the themes, in addition to general guidelines for the preparat ion of the course, rangin g from the choice of the location to the official language of the pro ject. The product, upo n evaluation of profes sionals who participated as professor s, org anizers or collaborators of Lapassion, received a favorable evaluation in i ts objective to train emp loyees of educational institutions for the development of internation al projects
Palavras-chave: Formação Humana Integral
Internacionalização
Design Thinking
Intercâmbio
Soft Skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: CHAGAS, Emanuelle Lorena Teixeira. A internacionalização na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso do Projeto Lapassion. 2021. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/615
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A internacionalização na educação profissional e tecnológica-um estudo de caso do Projeto Lapassion_Chagas-2021.pdfDissertacao_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro4,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.