Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/547
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O livro-jogo como recurso didático para o ensino de biologia: uma proposta para a temática malária |
Autor(es): | Pereira, Ellen Bruna Mafra |
Primeiro Orientador: | Lira, Wallace |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Wallace |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais |
metadata.dc.contributor.referee3: | Enriconi, Adriana |
Resumo: | A malária é uma das doenças que mais mudou o curso da História, com os primeiros registros da doença datando de cerca de 3.000 a.C. e se fazendo presente até os dias atuais principalmente nas zonas tropicais do planeta. No Brasil, uma das áreas mais atingidas pela doença é o estado do Amazonas, que apresenta crescentes indicadores malariométricos e sinaliza a necessidade de ações para o controle da doença. Nessa perspectiva, a escola compreende um espaço para a promoção da saúde, dentro da disciplina de Biologia, atuando na transmissão das informações e contribuindo no combate à malária. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta de livro-jogo com a temática malária que poderá ser usado como recurso didático no ensino de Biologia. A pesquisa é baseada na metodologia quanti-quali numa estratégia de triangulação concomitante, que contou com a participação de 9 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e 24 professores de Biologia do estado do Amazonas. Verificou-se que o livro-jogo apresentado demonstrou resultados positivos na avaliação, além de fornecer subsídios para o seu aprimoramento e para futuras pesquisas em educação. |
Abstract: | Malaria is one the diseases that changed the course of History the most, with its first appearance dating 3.000 b.C. and prevailing to this day, mainly in tropical areas of the planet. In Brazil, one of the area's most affected by the disease is the Amazonas state, that shows growing malariometric indicators and signals a need for interventional actions to control the disease. In this perspective, the school system shelters a space to promote health, in biology classes, by transmitting information and contributing to the fight against malaria. Therefore, this work presents a gamebook proposition, with malaria os its theme, that may be used as a didactic device in the teaching of biology. The research is based on a quantitative-qualitative methodology on a concomitant triangulation strategy, which had the participation of 9 students majoring in biological sciences and 24 biology teachers from the Amazonas state. It has been verified that the gamebook presented positive results in its evaluation, in addition to providing subsidies to its improvement and for future educational researches. |
Palavras-chave: | Malária Biologia Recurso didático RPG Livro-jogo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | PEREIRA, Ellen Bruna Mafra. O livro-jogo como recurso didático para o ensino de biologia: uma proposta para a temática malária. 2019. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/547 |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O livro-jogo_Pereira_2019.pdf | Monografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro | 5,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.