Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Wallace-
dc.contributor.referee1Lira, Wallace-
dc.contributor.referee2Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.referee3Enriconi, Adriana-
dc.creatorPereira, Ellen Bruna Mafra-
dc.date.accessioned2021-06-28T20:11:08Z-
dc.date.available2021-06-28-
dc.date.available2021-06-28T20:11:08Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ellen Bruna Mafra. O livro-jogo como recurso didático para o ensino de biologia: uma proposta para a temática malária. 2019. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/547-
dc.description.abstractMalaria is one the diseases that changed the course of History the most, with its first appearance dating 3.000 b.C. and prevailing to this day, mainly in tropical areas of the planet. In Brazil, one of the area's most affected by the disease is the Amazonas state, that shows growing malariometric indicators and signals a need for interventional actions to control the disease. In this perspective, the school system shelters a space to promote health, in biology classes, by transmitting information and contributing to the fight against malaria. Therefore, this work presents a gamebook proposition, with malaria os its theme, that may be used as a didactic device in the teaching of biology. The research is based on a quantitative-qualitative methodology on a concomitant triangulation strategy, which had the participation of 9 students majoring in biological sciences and 24 biology teachers from the Amazonas state. It has been verified that the gamebook presented positive results in its evaluation, in addition to providing subsidies to its improvement and for future educational researches.pt_BR
dc.description.resumoA malária é uma das doenças que mais mudou o curso da História, com os primeiros registros da doença datando de cerca de 3.000 a.C. e se fazendo presente até os dias atuais principalmente nas zonas tropicais do planeta. No Brasil, uma das áreas mais atingidas pela doença é o estado do Amazonas, que apresenta crescentes indicadores malariométricos e sinaliza a necessidade de ações para o controle da doença. Nessa perspectiva, a escola compreende um espaço para a promoção da saúde, dentro da disciplina de Biologia, atuando na transmissão das informações e contribuindo no combate à malária. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta de livro-jogo com a temática malária que poderá ser usado como recurso didático no ensino de Biologia. A pesquisa é baseada na metodologia quanti-quali numa estratégia de triangulação concomitante, que contou com a participação de 9 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e 24 professores de Biologia do estado do Amazonas. Verificou-se que o livro-jogo apresentado demonstrou resultados positivos na avaliação, além de fornecer subsídios para o seu aprimoramento e para futuras pesquisas em educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2021-06-28T20:11:08Z No. of bitstreams: 1 O livro-jogo_Pereira_2019.pdf: 5421103 bytes, checksum: c8a94712037c462b0c3868e24254570c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T20:11:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O livro-jogo_Pereira_2019.pdf: 5421103 bytes, checksum: c8a94712037c462b0c3868e24254570c (MD5) Previous issue date: 2019-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaláriapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectLivro-jogopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO livro-jogo como recurso didático para o ensino de biologia: uma proposta para a temática maláriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O livro-jogo_Pereira_2019.pdfMonografia_Licenciatura em Ciências Biológicas_IFAM-Campus Manaus Centro5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.