Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Juliana Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Aride, Paulo Henrique Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Leandro S. Galvão de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” de maneira interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTNM. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa teve uma etapa de formação dos professores envolvidos e uma etapa de aplicação do método com duas turmas de alunos de curso técnico profissionalizante do Instituto Federal do Amazonas. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas para obtenção de dados, antes e depois da aplicação da metodologia, sendo estes analisados de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que ambas as turmas participantes obtiveram um aumento na média nas disciplinas que fizeram parte da pesquisa e uma diminuição no número de faltas, comparados ao bimestre anterior. Os professores, assim como os alunos, apontaram como melhoria para a aplicação do método a necessidade de um tempo maior para aplicação e planejamento, bem como a aplicação desta metodologia mais vezes e sua inserção no plano de ensino institucional.
Abstract: This research aimed to propose the application of the Project-Based Learning (PBL) method in an interdisciplinary way, aiming to promote meaningful learning, in which students develop skills in a perspective of integral education. It is an applied research, of qualitative nature, having the bibliographic research and the case study as technical procedures. The research had a training stage for the involved teachers, and an application stage with two groups of professional technical course’s students from the Federal Institute of Amazonas. Questionnaires with open and closed questions were used to obtain data, before and after the application of the methodology, which were analyzed in a qualitative and quantitative way. The results showed that both participating classes had an increase in the average in the disciplines that were part of the research and a decrease in the number of absences, if compared to the previous two months. Teachers, as well as students, pointed out as an improvement for the application of the method the need for a longer time of execution and planning, as well as the application of this methodology more often and its insertion in the institutional teaching plan.
Keywords: Aprendizagem Baseada em Projetos
Metodologias Ativas
Interdisciplinaridade
Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: VASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488
Issue Date: 21-Aug-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem baseda em projetos_Vasconcelos-2020.pdfDissertacao_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro2,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.