Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Queiroz Neto, José Pinheiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz Neto, José Pinheiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055796489225138pt_BR
dc.contributor.referee2Aride, Paulo Henrique Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087696929404160pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Leandro S. Galvão de-
dc.creatorVasconcelos, Juliana Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819045896590673pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-16T14:29:42Z-
dc.date.available2020-11-16-
dc.date.available2020-11-16T14:29:42Z-
dc.date.issued2020-08-21-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Juliana Sales. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológica. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/488-
dc.description.abstractThis research aimed to propose the application of the Project-Based Learning (PBL) method in an interdisciplinary way, aiming to promote meaningful learning, in which students develop skills in a perspective of integral education. It is an applied research, of qualitative nature, having the bibliographic research and the case study as technical procedures. The research had a training stage for the involved teachers, and an application stage with two groups of professional technical course’s students from the Federal Institute of Amazonas. Questionnaires with open and closed questions were used to obtain data, before and after the application of the methodology, which were analyzed in a qualitative and quantitative way. The results showed that both participating classes had an increase in the average in the disciplines that were part of the research and a decrease in the number of absences, if compared to the previous two months. Teachers, as well as students, pointed out as an improvement for the application of the method the need for a longer time of execution and planning, as well as the application of this methodology more often and its insertion in the institutional teaching plan.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” de maneira interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio – EPTNM. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa teve uma etapa de formação dos professores envolvidos e uma etapa de aplicação do método com duas turmas de alunos de curso técnico profissionalizante do Instituto Federal do Amazonas. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas para obtenção de dados, antes e depois da aplicação da metodologia, sendo estes analisados de maneira qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que ambas as turmas participantes obtiveram um aumento na média nas disciplinas que fizeram parte da pesquisa e uma diminuição no número de faltas, comparados ao bimestre anterior. Os professores, assim como os alunos, apontaram como melhoria para a aplicação do método a necessidade de um tempo maior para aplicação e planejamento, bem como a aplicação desta metodologia mais vezes e sua inserção no plano de ensino institucional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-11-16T14:29:42Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseda em projetos_Vasconcelos-2020.pdf: 2192476 bytes, checksum: 257212a4a2ea9c792c96c430f1198e4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-16T14:29:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprendizagem baseda em projetos_Vasconcelos-2020.pdf: 2192476 bytes, checksum: 257212a4a2ea9c792c96c430f1198e4c (MD5) Previous issue date: 2020-08-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projetos: uma proposta interdisciplinar para a educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem baseda em projetos_Vasconcelos-2020.pdfDissertacao_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.