Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/478
metadata.dc.type: Dissertação
Title: De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta educativa e formativa para o trabalho
metadata.dc.creator: Fonseca, Marlece Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Sérgio Ricardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Simone Souza
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa intitulada “De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta formativa para o trabalho” apresenta-se como uma contribuição para as discussões sobre a educação pelo trabalho e a construção coletiva e participativa da proposta educativa de uma organização não-governamental em território camponês. A questão que norteou a pesquisa consistiu em: como construir uma proposta educativa e formativa fundamentada no trabalho como princípio educativo para um espaço não-formal em território camponês?. O estudo objetivou contribuir com a construção de uma proposta educativa e formativa por meio do planejamento participativo em espaço não-formal em território camponês norteada pelo trabalho como princípio educativo e incorporou o planejamento participativo (GANDIN, 1994, 2002) como referencial teórico para sustentar a tessitura da proposta educativa e se vincula a linha de pesquisa “Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica” do ProfEPT. A presente pesquisa se apropria da abordagem qualitativa utilizando a pesquisa-ação na perspectiva de Barbier (2007) e foi realizada no Centro Educativo De Mãos Dadas localizado no Distrito de Caburi (comunidade rural do município de Parintins/AM). Realizou-se três rodas de conversas que versaram sobre o Centro e sua articulação com a comunidade e três oficinas fundamentadas nas etapas do planejamento participativo discutindo o marco situacional, o diagnóstico e a programação. Os dados foram analisados por meio da análise categorial que conforme Bardin (2011) consiste no desmembramento do texto em categoriais agrupadas e aglutinadas de acordo com as aproximações inferenciais. Como resultado ficou evidenciado que o Centro de Mãos Dadas desenvolve um trabalho educativo e formativo e indica a necessidade do planejamento participativo na efetivação de atuação pedagógica em território camponês. O Produto Educacional propõe oficinas que objetivam dar subsídios na construção de uma proposta educativa e formativa para a educação pelo trabalho em território camponês fundamentada no planejamento participativo e no trabalho como princípio educativo.
Abstract: The research entitled "Hand in hand in peasant territory weaving a formative proposal for work" presents itself as a contribution to the discussions on education through work and the collective and participative construction of the educational proposal of a non-governmental organization in peasant territory. The question that guided this research was: “how to build an educational and training proposal based on work as an educational principle for non-formal space in peasant territory?”. The study aimed to contribute to the construction of an educational and training proposal through participatory planning in non-formal space in peasant territory guided by work as an educational principle and incorporated participatory planning (GANDIN, 1994, 2002) as a theoretical framework to support the structure of the educational proposal. This research appropriates the qualitative approach using action research in the perspective of Barbier (2007) and was carried out at the Centro Educativo De Mãos Dadas located in the rural area of the municipality of Parintins-AM. Three rounds of conversations were held that focused on the Center and its articulation with the community and three workshops based on the stages of participatory planning, discussing the situational framework, diagnosis, and programming. The data were analyzed by means of the categorical analysis which, according to Bardin (2011), consists of breaking up the text into categorized and grouped categories according to inferential approximations. As a result, it became evident that the Centro De Mãos Dadas develops educational and training work and indicates the need for participatory planning to carry out pedagogical activities in rural areas. The Educational Product proposes a set of workshops that will subsidize the construction of an educational and training proposal for education through work in peasant territory based on participatory planning and work as an educational principle.
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica.
Espaços não formais
Proposta educativa e formativa da educação pelo trabalho
Educação no/do Campo
Planejamento participativo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: FONSECA, Marlece Melo. De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta educativa e formativa para o trabalho. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/478
Issue Date: 7-Aug-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
De maos dadas em territorio campones_Fonseca-2020.pdfDissertacao_ProfEPT-IFAM Campus Manaus Centro7,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.