Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Sérgio Ricardo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633846072420768pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Simone Souza-
dc.creatorFonseca, Marlece Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6003881329186144pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T16:05:48Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T16:05:48Z-
dc.date.issued2020-08-07-
dc.identifier.citationFONSECA, Marlece Melo. De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta educativa e formativa para o trabalho. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/478-
dc.description.abstractThe research entitled "Hand in hand in peasant territory weaving a formative proposal for work" presents itself as a contribution to the discussions on education through work and the collective and participative construction of the educational proposal of a non-governmental organization in peasant territory. The question that guided this research was: “how to build an educational and training proposal based on work as an educational principle for non-formal space in peasant territory?”. The study aimed to contribute to the construction of an educational and training proposal through participatory planning in non-formal space in peasant territory guided by work as an educational principle and incorporated participatory planning (GANDIN, 1994, 2002) as a theoretical framework to support the structure of the educational proposal. This research appropriates the qualitative approach using action research in the perspective of Barbier (2007) and was carried out at the Centro Educativo De Mãos Dadas located in the rural area of the municipality of Parintins-AM. Three rounds of conversations were held that focused on the Center and its articulation with the community and three workshops based on the stages of participatory planning, discussing the situational framework, diagnosis, and programming. The data were analyzed by means of the categorical analysis which, according to Bardin (2011), consists of breaking up the text into categorized and grouped categories according to inferential approximations. As a result, it became evident that the Centro De Mãos Dadas develops educational and training work and indicates the need for participatory planning to carry out pedagogical activities in rural areas. The Educational Product proposes a set of workshops that will subsidize the construction of an educational and training proposal for education through work in peasant territory based on participatory planning and work as an educational principle.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “De mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta formativa para o trabalho” apresenta-se como uma contribuição para as discussões sobre a educação pelo trabalho e a construção coletiva e participativa da proposta educativa de uma organização não-governamental em território camponês. A questão que norteou a pesquisa consistiu em: como construir uma proposta educativa e formativa fundamentada no trabalho como princípio educativo para um espaço não-formal em território camponês?. O estudo objetivou contribuir com a construção de uma proposta educativa e formativa por meio do planejamento participativo em espaço não-formal em território camponês norteada pelo trabalho como princípio educativo e incorporou o planejamento participativo (GANDIN, 1994, 2002) como referencial teórico para sustentar a tessitura da proposta educativa e se vincula a linha de pesquisa “Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica” do ProfEPT. A presente pesquisa se apropria da abordagem qualitativa utilizando a pesquisa-ação na perspectiva de Barbier (2007) e foi realizada no Centro Educativo De Mãos Dadas localizado no Distrito de Caburi (comunidade rural do município de Parintins/AM). Realizou-se três rodas de conversas que versaram sobre o Centro e sua articulação com a comunidade e três oficinas fundamentadas nas etapas do planejamento participativo discutindo o marco situacional, o diagnóstico e a programação. Os dados foram analisados por meio da análise categorial que conforme Bardin (2011) consiste no desmembramento do texto em categoriais agrupadas e aglutinadas de acordo com as aproximações inferenciais. Como resultado ficou evidenciado que o Centro de Mãos Dadas desenvolve um trabalho educativo e formativo e indica a necessidade do planejamento participativo na efetivação de atuação pedagógica em território camponês. O Produto Educacional propõe oficinas que objetivam dar subsídios na construção de uma proposta educativa e formativa para a educação pelo trabalho em território camponês fundamentada no planejamento participativo e no trabalho como princípio educativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-10-20T16:05:48Z No. of bitstreams: 1 De maos dadas em territorio campones_Fonseca-2020.pdf: 7766635 bytes, checksum: bb520f581718e174e1170b54d73b90af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-20T16:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 De maos dadas em territorio campones_Fonseca-2020.pdf: 7766635 bytes, checksum: bb520f581718e174e1170b54d73b90af (MD5) Previous issue date: 2020-08-07en
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectProposta educativa e formativa da educação pelo trabalhopt_BR
dc.subjectEducação no/do Campopt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDe mãos dadas em território camponês tecendo uma proposta educativa e formativa para o trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
De maos dadas em territorio campones_Fonseca-2020.pdfDissertacao_ProfEPT-IFAM Campus Manaus Centro7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.