Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/453
Tipo: Dissertação
Título: Educação física em ação: a utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado
Autor(es): Araujo Sobrinho, Eder Marcio
Primeiro Orientador: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Aride, Paulo Henrique Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Zayas, Fidel Guerrero
Resumo: O desinteresse pelas aulas de Educação Física é um problema que, a cada ano, atinge parcela significativa dos alunos no Ensino Médio. Esse fenômeno também está presente nos cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se tornaram uma alternativa capaz de contribuir no processo de ressignificação da disciplina. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi desenvolver um recurso didático que aumentasse o interesse pelas aulas, por meio da dimensão conceitual dos conteúdos da Educação Física em um curso técnico de nível médio na forma integrada do IFAM – Campus Presidente Figueiredo. Utilizamos neste estudo uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, a pesquisa-ação como método e para as técnicas de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, documental e o questionário. Os participantes do estudo foram 65 alunos ingressantes na instituição. A primeira etapa da pesquisa aconteceu por meio da elaboração do plano de ação, envolvendo a seleção dos conteúdos, criação dos roteiros e gravação das videoaulas. Na segunda etapa ocorreu a aplicação das videoaulas por meio do Vlog e a realização de atividades práticas. A terceira etapa foi composta pela avaliação do Vlog. Os resultados apontaram uma melhora significativa na aprendizagem e também o aumento da participação e interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física. Tais resultados tiveram como desdobramento a publicação do Vlog Educação Física em Ação. O Vlog como produto educacional é uma proposta de recurso didático para que os conteúdos da Educação Física sejam abordados em todas as suas dimensões, ampliando a reflexão sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas
Abstract: The Lack of interest in Physical Education classes is a problem that, each year, affects a significant portion of students in high school. This phenomenon is also present in the medium-level technical courses in Vocational and Technological Education. In this sense, Information and Communication Technologies (ICTs) have become an alternative capable of contributing to the process of reframing the discipline. In this context, the objective of this study was to develop a didactic resource that would increase interest in classes through the conceptual dimension of Physical Education content in a high school technical course in the integrated form of IFAM - Campus Presidente Figueiredo. In this study, we used an applied nature research, with a qualitative approach, action research as a method and for data collection techniques, bibliographic, documentary research and the questionnaire were used. The study participants were 65 students entering the institution. The first stage of the research took place through the elaboration of the action plan, involving the selection of contents, creation of scripts and recording of video classes. In the second stage there was the application of video classes through Vlog and practical activities. The third stage consisted of evaluating the Vlog. The results showed a significant improvement in learning and also an increase in the participation and interest of students in Physical Education classes. These results resulted in the publication of the Vlog Physical Education in Action. The Vlog as an educational product is a proposal for a didactic resource so that the contents of Physical Education are addressed in all its dimensions, expanding the reflection on the use of new technologies as pedagogical tools.
Palavras-chave: Ensino médio integrado
Educação física
Tecnologia da informação e comunicação
Recurso didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: ARAUJO SOBRINHO, Eder Marcio. Educação física em ação: a utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/453
Data do documento: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação física em ação: a utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado_Eder Márcio Araújo Sobrinho_2020.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.