Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/448
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação profissional: os sentidos que emergem das histórias de vida de discentes do PROEJA
metadata.dc.creator: Oliveira, Jordane Lima Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo , Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Irlane Maia de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, teve por objetivo investigar os sentidos de formação profissional que emergem das Histórias de Vida de discentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como fundamento para uma proposta de formação. A pesquisa-formação com História de Vida orientou o percurso metodológico, organizado em quatro fases, com base em Josso (2010), renomeadas como: Introdução à Construção da História de Vida; O “Caminhar Para Si” como Proposta de Reflexão sobre a Trajetória de Vida e Formação Profissional; O que minha História de Vida revela sobre a minha formação?; e Balanço do processo formativo. Participam da pesquisa quatorze discentes do Curso Técnico Integrado em Aquicultura do PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Tucuruí. Utilizou como fonte para a construção dos dados a entrevista narrativa em grupo, e como instrumentos, as notas de campo, gravações em áudio e vídeo e produção textual da História de Vida dos quatorze participantes. A análise dos dados ocorreu sob a orientação da Análise Interpretativa-compreensiva, proposta por Souza (2006), em três tempos: Pré-análise e Leitura cruzada; Leitura temática; Leitura Interpretativa-compreensiva. Da análise, emergiram três categorias: 1) Memórias sobre a infância; 2) Êxodo, perspectivas educativas e juventudes e 3) Formação Profissional: mudança de vida, realização pessoal/profissional e projetos de vida. A partir disso, surgiram os sentidos dados à formação profissional no Curso Técnico em Aquicultura e as contribuições da reflexão proporcionada pela História de Vida para a formação dos participantes, a saber: formação profissional assumindo sentidos de perspectivas de mudança de vida pelo retorno aos estudos no curso técnico; realização pessoal, como concretização de um sonho, estudar no IFPA; realização profissional; e aprimoramento profissional. Enquanto contribuições para a formação profissional, a História de Vida ofereceu aos participantes oportunidades de tomada de consciência de sua própria formação; descobertas de aptidões; aprendizagens relacionais e mudança na visão de si mesmos e dos outros. Da pesquisa resultou o produto educacional: História de Vida e Formação Profissional no PROEJA: uma proposta formativa, organizado em três partes: Parte I, Aprender com o viver: História de Vida como formação de si; Parte II, Formação com História de Vida no PROEJA: roteiros de Trabalho; Parte III, História de Vida de estudantes do PROEJA: possibilidades formativas. O produto, mediante avaliação de uma comissão composta por cinco (5) profissionais da educação, todos com experiência em turmas do PROEJA, recebeu parecer favorável, sendo validado em seu objetivo de colaborar com a formação profissional de estudantes do PROEJA, por meio do trabalho reflexivo proporcionado pela História de Vida, contribuindo com práticas educativas inovadoras nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional.
Abstract: The present study, linked to the line of research Educational Practices in Professional and Technological Education, aimed to investigate the meanings of professional education that emerge from the Life Stories of students of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in Education Modality Youth and Adults (PROEJA), as the basis for a training proposal. The research-formation with Life History guided the methodological path, organized in four phases, based on Josso (2010), renamed as: Introduction to the Construction of Life History; The “Walk for You” as a Proposal for Reflection on the Trajectory of Life and Professional Training; What does my Life Story reveal about my education ?; and Balance of the training process. Fourteen students from the PROEJA Integrated Technical Course in Aquaculture from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Campus Tucuruí, participated in the research. The group narrative interview was used as the source for the construction of the data, and the field notes, audio and video recordings and textual production of the Life Story of the fourteen participants were used as instruments. Data analysis took place under the guidance of the Interpretative-Comprehensive Analysis, proposed by Souza (2006), in three stages: Pre-analysis and Cross-reading; Thematic reading; Interpretive-comprehensive reading. Three categories emerged from the analysis: 1) Memories about childhood; 2) Exodus, educational perspectives and youth and 3) Professional training: life change, personal / professional fulfillment and life projects. From this, the meanings given to professional training in the Technical Course in Aquaculture emerged and the contributions of reflection provided by Life History to the training of participants, namely: professional training assuming meanings of lifechanging perspectives by returning to studies in the technical course; personal fulfillment, as a dream come true, studying at IFPA; professional achievement; and professional improvement. As contributions to professional training, Life History offered participants opportunities to become aware of their own training; skill discoveries; relational learning and change in the vision of themselves and others. The research resulted in the educational product: Life History and Professional Training at PROEJA: a formative proposal, organized in three parts: Part I, Learning from living: Life History as self-formation; Part II, Training with Life History at PROEJA: Work scripts; Part III, Life Story of PROEJA students: formative possibilities. The product, upon evaluation by a committee composed of five (5) education professionals, all with experience in PROEJA classes, received a favorable opinion, being validated in its objective of collaborating with the professional training of PROEJA students, through work reflective provided by the History of Life, contributing with innovative educational practices in the institutions of the Federal Professional Education Network.
Keywords: Educação profissional
História de vida
PROEJA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: OLIVEIRA, Jordane Lima Dias. Formação profissional: os sentidos que emergem das histórias de vida de discentes do PROEJA. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/448
Issue Date: 15-Jun-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAO_-_JORDANE_LIMA_DIAS_OLIVEIRA.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro3,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.