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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos
Autor(es): Picanço, Lucas Teixeira
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes Júnior, Samuel Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Cabral Neto, João dos Santos
Resumo: Atualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse trabalho de pesquisa tem como objetivo relatar o desenvolvimento e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e surdos. Neste processo foi elaborado um material didático para o ensino de alguns conceitos da óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, a taxinomia SOLO, os princípios da Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. Da implementação da Unidade de Ensino foi possível verificar indícios de aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de visão e o funcionamento das lentes esféricas. Como conclusão, recomenda-se que o ensino de física para alunos surdos seja desenvolvido através de uma pedagogia visual que atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas interativos.
Abstract: Nowadays, the educational inclusion of deaf students in regular schools has been more and more evident on the national scene, because this issue has a huge relevance in the achievement of a more fair and egalitarian society for all. Therefore, the teaching of Physics could not be out of that social and political movement that we are experiencing, and lined in this perspective, this searching work has as a goal to relate the development and implementation of of a Significant Potentially Teaching Unit turned to an inclusive environment, on the ambit of the Meaningful Learning on the physics knowledge, for non-deaf and deaf students. In this process, it was elaborated a didactic material for the teaching of some concepts of geometrical optics by theme "the vision problems and corrective lenses". And it was opted as an orientation the Meaningful Learning Theory, the SOLO taxonomy, the principles of Inclusive Education and the Education of Deaf Ones on the bilingual perspective. From the implementation of a Education Unit, it was possible to check evidences of Meaningful Learning of geometrical optics which refers to the main vision problems and the functioning of the spherical lenses. As a conclusion, it is recommended that the teaching of Physics for deaf students can be developed through a visual pedagogy which answers minutely the cultural and linguistic differences of those students, that way giving emphasis to visual resources such as videos, simple experiments and interactive programs
Palavras-chave: Ensino de física
Óptica geométrica
Deficiência auditiva
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: PICANÇO, Lucas Teixeira. O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/439
Data do documento: 15-Dez-2015
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