Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes Júnior, Samuel Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5378862551193401pt_BR
dc.contributor.referee3Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.creatorPicanço, Lucas Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745978893138940pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T15:49:42Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2020-08-04T15:49:42Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationPICANÇO, Lucas Teixeira. O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/439-
dc.description.abstractNowadays, the educational inclusion of deaf students in regular schools has been more and more evident on the national scene, because this issue has a huge relevance in the achievement of a more fair and egalitarian society for all. Therefore, the teaching of Physics could not be out of that social and political movement that we are experiencing, and lined in this perspective, this searching work has as a goal to relate the development and implementation of of a Significant Potentially Teaching Unit turned to an inclusive environment, on the ambit of the Meaningful Learning on the physics knowledge, for non-deaf and deaf students. In this process, it was elaborated a didactic material for the teaching of some concepts of geometrical optics by theme "the vision problems and corrective lenses". And it was opted as an orientation the Meaningful Learning Theory, the SOLO taxonomy, the principles of Inclusive Education and the Education of Deaf Ones on the bilingual perspective. From the implementation of a Education Unit, it was possible to check evidences of Meaningful Learning of geometrical optics which refers to the main vision problems and the functioning of the spherical lenses. As a conclusion, it is recommended that the teaching of Physics for deaf students can be developed through a visual pedagogy which answers minutely the cultural and linguistic differences of those students, that way giving emphasis to visual resources such as videos, simple experiments and interactive programspt_BR
dc.description.resumoAtualmente a inclusão educacional de alunos surdos em escolas regulares tem estado cada vez mais evidente no cenário nacional, pois esse assunto tem uma grande relevância na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sendo assim, o ensino de Física não poderia ficar de fora desse movimento social e político que estamos vivenciando, e pautados nesta perspectiva, esse trabalho de pesquisa tem como objetivo relatar o desenvolvimento e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa voltada para um ambiente inclusivo, no âmbito da aprendizagem significativa do conhecimento físico, para estudantes ouvintes e surdos. Neste processo foi elaborado um material didático para o ensino de alguns conceitos da óptica geométrica através do tema “os problemas de visão e as lentes corretoras”. E optou-se como orientação a Teoria da Aprendizagem Significativa, a taxinomia SOLO, os princípios da Educação Inclusiva e o Ensino de Surdos na perspectiva Bilíngue. Da implementação da Unidade de Ensino foi possível verificar indícios de aprendizagem da óptica geométrica no que se refere aos principais problemas de visão e o funcionamento das lentes esféricas. Como conclusão, recomenda-se que o ensino de física para alunos surdos seja desenvolvido através de uma pedagogia visual que atenda minimamente as diferenças culturais e linguísticas desses alunos, dando ênfase assim a recursos visuais como vídeos, experimentos simples e programas interativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2020-08-04T15:49:42Z No. of bitstreams: 1 O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA POR MEIO DOS PROBLEMAS DE VISÃO.pdf: 6283480 bytes, checksum: e19dc44369491068dbd9a7b182d9a9a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-04T15:49:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA POR MEIO DOS PROBLEMAS DE VISÃO.pdf: 6283480 bytes, checksum: e19dc44369491068dbd9a7b182d9a9a0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleO ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdosDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro6,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.