Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/429
metadata.dc.type: Produtos
Title: Caminhos para a práxis: formação continuada para professores da EPTNM na modalidade de EJA na perspectiva da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez
Other Titles: Praxis way: teacher’s based instructional continuity from EPTNM (EJA modality) problematization methodology with Maguerez Arch aprproach
metadata.dc.creator: Duarte, Tayna Bento de Souza
Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Ana Maria de Lucena
metadata.dc.description.resumo: A Formação continuada para professores da EPTNM na modalidade de EJA na perspectiva da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é um produto educacional desenvolvido para a pesquisa “Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educa¬ção de Jovens e Adultos: uma reflexão sobre a prática pedagógica docen¬te”. A formação objetiva contribuir com a prática pedagógica docente na EPTNM na modalidade de EJA por meio da reflexão e do diálogo com os diferentes saberes e especificidades da oferta, intencionando um novo sentido para a prática pedagógica. Busca estabelecer relação entre as concepções e princípios da EPTNM na modalidade de EJA, desenvolvida no PROEJA e a prática docente, por meio da Metodologia da Problemati¬zação com o Arco de Maguerez, no sentido de implementar um processo formativo como um espaço para vivências práticas crítico-reflexivas em um contexto coletivo e participativo.
Abstract: This Research aims to present the continuous training teachers program of EPTNM (Technological High School Education Program), an EJA (Youth and Adult Teachings) study program undertaken, based on an educational product. This product was developed with the Arch of Maguerez approach, with problematization teaching methodology, as the main result of a previous research, “Teachers Based Instructional continuity from EPTNM (EJA modality) Problematization Methodology with Arch of Maguerez approach”. The teachers training program aims to raise the educational know-how in EPTNM (EJA), by creating productive deliberation experience and knowledge exchanges, for different teachers abilities according to the courses expertises proposal. This perspective searches to provide new standards for the educational know-how, by connecting conceptions and principles from EPTNM (EJA Program) and the teachers backgrounds. Still at this context, the educational product scenarios represents the core of the Arch of Maguerez approach, implementing formative procedures on a live experience environment, with a unified and collaborative ambience.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Práticas pedagógicas
Educação profissional
EJA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: DUARTE, Tayna Bento de Souza; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Caminhos para a práxis: formação continuada para professores da EPTNM na modalidade de EJA na perspectiva da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/429
Issue Date: 10-Dec-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caminhos para praxis-formacao continuada para professores da EPTNM_Duarte-2019.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro9,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.