Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/426
Tipo: Dissertação
Título: A autorregulação da aprendizagem: um caminho para a promoção da permanência e do êxito na Educação Profissional e Tecnológica
Autor(es): Souza, Tânia Midian Freitas de
Primeiro Orientador: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Ana Paulina Aguiar
Resumo: Os estudos de Figueirêdo, Pereira e Oliveira (2015), de Silva (2017) 2017), de Zago (2018 ), evidenciam o distanciamento entre o proposto como finalidade e objetivos para os Institutos Federais nos documentos oficiais de criação e a vivência dessas proposituras no seio institucional, principalmente nas bases fundantes da Educação Profissional e Tecnológica EPT O s indicadores d e eficácia acadêmica dos cursos do Ensino Médio Integrado EMI sinalizam pouco mais de 50% de aprovação num ciclo formativo de três anos . Diante dessas considerações, definimos como questões norteadoras da pesquisa duas interrogativas: Como promover na EP T um a prática pedagógica integradora de saberes ? Que favoreça o papel ativo do aluno em seu processo de aprendizagem, possibilitando lhe a permanência e o êxito escolar? Estudos têm apontado que alunos autorregulados em suas aprendizagens alcançam maior êxito escolar, pois planejam, controlam e avaliam seus processos cognitivos, motivacionais, afetivos, comportamentais e contextuais. Por sua vez, professores autorregulados favorecem os processos autorregulatórios de seus alunos. Assim, o objetivo geral dess a pesquisa é analisar em que medida, um curso de formação continuada sobre o c onstructo da Autorregulação da A prendizagem, favorece aos participantes possibilidades de mudanças em suas práticas pedagógicas, com vistas a promovê la como estratégia de permanência e do êxito na Educação Profissional e Tecnológica. Nessa perspectiva, essa investigação de caráter qualitativo descritivo, deu se no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional PROFEPT , situada na linha d e pesquisa 1 : Práticas Conversas autorregulatórias s obre o ensinar e o aprender na Educação profissional e Tecnológica, é o Produto E ducacional desenvolvido no âmbito da pesquisa . Trata se de um curso de formação continuada de professores sobre o s processos de autorregulação da aprendizagem que visam a promoção da permanência e do êxito escolar.
Abstract: The studies by Figueirêdo, Pereira and Oliveira (2015), de Silva (2017), Zago (2018), show the distance between what was proposed as the purpose and objectives for the Federal Institutes in the official documents of creation and the experience of these proposals within institutional, mainly in t he founding bases of Professional and Technological Education EPT. The indicators of academic effectiveness of the courses of Integrated High School EMI indicate just over 50% of approval in a three year training cycle. In view of these considerations, we defined two questions as guiding research: How to promote in EPT a pedagogical practice that integrates knowledge? That it favors the student's active role in his learning process, enabling him to remain and succeed in school? Studies have pointed out that self regulated students in their learning achieve greater school success, as they plan, control and evaluate their cognitive, motivational, affective, behavioral and contextual processes. In turn, self regulated teachers favor their students' self reg ulatory processes. Thus, the general objective of this research is to analyze to what extent, a continuing education course on the construct of Learning Self Regulation, favors participants with possibilities of changes in their pedagogical practices, with a view to promoting it as a strategy of permanence and success in Professional and Technological Education. In this perspective, this qualitative and descriptive investigation took place within the scope of the Professional Master's Degree in Professional and Technological E ducation PROFEPT, located in research line 1: Teaching Practices. Self regulatory conversations about teaching and learning in Professional and Technological Education, is the Educational Product developed in the scope of research. I t is a continuing education course for teachers on the processes of self regulation of learning aimed at promoting school permanence and success.
Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem
Êxito escolar
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SOUZA, Tânia Midian Freitas de. A autorregulação da aprendizagem: um caminho para a promoção da permanência e do êxito na Educação Profissional e Tecnológica. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/426
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A autorregulacao da aprendizagem: um caminho para promocao_Tânia Midian Freitas de Souza_2019.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.