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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de autocapacitação para coordenadores de graduação
metadata.dc.creator: Silva, Ronison Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jonas Gomes da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo se insere na linha de pesquisa Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos e teve por objetivo criar um curso de autocapacitação para coordenadores de graduação alinhado com as diretrizes do marco regulatório do ensino superior no Brasil. O método utilizado para a criação deste artefato foi o científico-tecnológico, o qual possui duas dimensões: A primeira delas é a dimensão científica, executada a partir da busca de uma resposta para um problema de pesquisa, o que exige coleta, organização e análise dos conceitos localizados para a construção de uma resposta que satisfaça à questão norteadora; a segunda dimensão é a tecnológica, a qual consiste na criação de um artefato, o qual precisa passar mandatoriamente por testes para aferir a adequação de seus atributos e ajustes para melhorar sua performance até que seja considerado aprovado para divulgação junto ao seu público-alvo; o levantamento dos conhecimentos científicos necessários à construção do produto foi feito mediante pesquisa bibliométrica sobre os aspectos gerenciais e de regulação da educação superior no Brasil; os resultados obtidos no dimensionamento científico foram manuseados para a produção do protótipo da autocapacitação, submetido a testes para verificação da qualidade dos seus componentes e de suas funcionalidades, possibilidade da adoção do produto e indicação para coordenadores de graduação. O artefato gerado para educação profissional e tecnológica é um MOOC (Massive Online Open Course), cuja finalidade é proporcionar autocapacitação para coordenadores de cursos superiores. Os benefícios esperados com o artefato são: a) elevação dos Conceitos de Cursos (CC); b) melhoria na qualidade do ensino superior; c) aperfeiçoamento na gestão de graduações; d) refinamento da formação profissional; e, e) contribuição para a profissionalização gradual das organizações de educação profissional e tecnológica.
Abstract: This study is part of the research line Management and Organization of Pedagogical Spaces and aimed to create a self-training course for undergraduate coordinators aligned with the guidelines of the college education regulatory framework in Brazil. The method used for the creation of this artifact was scientific-technological, which has two dimensions. The first of these is the scientific dimension, performed from the search for an answer to a research problem, which requires collecting, organizing and analyzing the localized concepts to construct an answer that satisfies the guiding question. The second dimension is the technological, which consists in the creation of an artifact, which must undergo mandatory tests to verify its attributes adequacy and adjustments to improve its performance until it is considered approved for final disclosure to its target audience. The survey of the scientific knowledge necessary for the construction of the product was made through bibliometric research on the managerial and regulatory subjects of college education in Brazil. The results obtained in the scientific sizing were handled for the production of the proposed self-training prototype, submitted to tests in order to verify the quality of its components and functionalities, the possibility of product adoption and indication to undergraduate coordinators. The artifact generated for the professional and technological education is a MOOC (Massive Online Open Course) whose purpose is to provide self-training to college education courses coordinators. The expected benefits of the artifact are: a) elevation of Course Concepts (CC); b) college education quality improvement; c) improvement in the undergraduate management; d) refinement of professional training, and, e) contribution to the gradual professionalization of professional and technological education organizations.
Keywords: Gestão
Avaliação de Cursos
Indicadores
Educação Superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: SILVA, Ronison Oliveira da. Proposta de autocapacitação para coordenadores de graduação. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/381
Issue Date: 31-Oct-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

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