Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/374
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tratamento de água: proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio
metadata.dc.creator: Gonçalves, Tatiane Alves Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee3: Ruiz, Yurimiler Leyet
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto educacional no formato e-book. Contempla uma sequência didática para o conteúdo Métodos de Separação de Misturas na disciplina de Química, e estabelece relação com diferentes temáticas que serão abordadas em distintas disciplinas técnicas no decorrer do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste. A temática escolhida foi partir de um assunto presente no cotidiano dos alunos: o tratamento de água para o abastecimento público. Essa decisão se respalda no fato de que, apesar de todos os avanços tecnológicos que temos experimentado na Educação, o ensino ainda se pauta na velha corrente tradicional, na qual os alunos nunca são protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alicerçada no método da pesquisa-ação, posto que a pesquisadora é a professora da turma e, portanto, interessada na resolução do problema. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e pela gravação e transcrição das informações obtidas a partir das conversas do grupo focal. Depreendeu-se, a partir da análise dos dados, que a elaboração e aplicação desta sequência didática contribuiu para aprendizagem significativa do conteúdo Métodos de Separação de Misturas e para uma aproximação dos alunos com a disciplina de Química, que em muito pode contribuir para uma participação ativa e consciente dos mesmos na sociedade, enquanto cidadãos e Técnicos em Agropecuária.
Abstract: This research aimed to develop an educational product in e-book format. It contemplates a didactic sequence for the content Mixture Separation Methods in Chemistry, and establishes relationship with different themes that will be approached in different technical disciplines during the Technical Course of Farming Integrated in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) - Colorado do Oeste Campus. The theme chosen was from a subject present in the students' daily life: the water treatment for the public supply. This decision is supported by the fact that, despite all the technological advances we have experienced in education, teaching is still based on the old traditional trend, in which students are never protagonists in the teaching and learning process. This is a qualitative research, based on the action research method, since the researcher is the class teacher and therefore interested in solving the problem. Data were collected through semi-structured questionnaires and by recording and transcribing information obtained from focus group conversations. It was inferred from the data analysis that the elaboration and application of this didactic sequence contributed to the meaningful learning of the Mixing Separation Methods content and to the students' approach to the Chemistry discipline, which can greatly contribute to an active participation, aware of them in society as citizens and technicians in agriculture.
Keywords: Aprendizagem significativa
Educação profissional e tecnológica - Ensino de Química
Métodos de separação de misturas
Tratamento de água
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: GONÇALVES, Tatiane Alves Pereira. Tratamento de água: proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/374
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tratamento de água-proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio_Gonçalves_2019.pdfDissertação_Mestrado Profissional3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.