Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento-e-Silva, Daniel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097994013984431pt_BR
dc.contributor.referee3Ruiz, Yurimiler Leyet-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485596227952529pt_BR
dc.creatorGonçalves, Tatiane Alves Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2609239024385599pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T20:13:07Z-
dc.date.available2019-12-28-
dc.date.available2019-12-27T20:13:07Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Tatiane Alves Pereira. Tratamento de água: proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/374-
dc.description.abstractThis research aimed to develop an educational product in e-book format. It contemplates a didactic sequence for the content Mixture Separation Methods in Chemistry, and establishes relationship with different themes that will be approached in different technical disciplines during the Technical Course of Farming Integrated in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) - Colorado do Oeste Campus. The theme chosen was from a subject present in the students' daily life: the water treatment for the public supply. This decision is supported by the fact that, despite all the technological advances we have experienced in education, teaching is still based on the old traditional trend, in which students are never protagonists in the teaching and learning process. This is a qualitative research, based on the action research method, since the researcher is the class teacher and therefore interested in solving the problem. Data were collected through semi-structured questionnaires and by recording and transcribing information obtained from focus group conversations. It was inferred from the data analysis that the elaboration and application of this didactic sequence contributed to the meaningful learning of the Mixing Separation Methods content and to the students' approach to the Chemistry discipline, which can greatly contribute to an active participation, aware of them in society as citizens and technicians in agriculture.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto educacional no formato e-book. Contempla uma sequência didática para o conteúdo Métodos de Separação de Misturas na disciplina de Química, e estabelece relação com diferentes temáticas que serão abordadas em distintas disciplinas técnicas no decorrer do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Colorado do Oeste. A temática escolhida foi partir de um assunto presente no cotidiano dos alunos: o tratamento de água para o abastecimento público. Essa decisão se respalda no fato de que, apesar de todos os avanços tecnológicos que temos experimentado na Educação, o ensino ainda se pauta na velha corrente tradicional, na qual os alunos nunca são protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alicerçada no método da pesquisa-ação, posto que a pesquisadora é a professora da turma e, portanto, interessada na resolução do problema. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e pela gravação e transcrição das informações obtidas a partir das conversas do grupo focal. Depreendeu-se, a partir da análise dos dados, que a elaboração e aplicação desta sequência didática contribuiu para aprendizagem significativa do conteúdo Métodos de Separação de Misturas e para uma aproximação dos alunos com a disciplina de Química, que em muito pode contribuir para uma participação ativa e consciente dos mesmos na sociedade, enquanto cidadãos e Técnicos em Agropecuária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-12-27T20:13:07Z No. of bitstreams: 1 Tratamento de água-proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio_Gonçalves_2019.pdf: 3957023 bytes, checksum: 9f7b514056591e3431604ec097b7b833 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-27T20:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tratamento de água-proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio_Gonçalves_2019.pdf: 3957023 bytes, checksum: 9f7b514056591e3431604ec097b7b833 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológica - Ensino de Químicapt_BR
dc.subjectMétodos de separação de misturaspt_BR
dc.subjectTratamento de águapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleTratamento de água: proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tratamento de água: proposta de sequência didática para o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio_Tatiane Alves Pereira Gonçalves_2019.pdfDissertação_MPET_IFAM Campus Manaus Centro3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.