Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1735
Tipo: Dissertação
Título: As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas
Autor(es): Cruz, De Angelo Silva da
Primeiro Orientador: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
Resumo: A dengue representa um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, com impactos significativos, especialmente na região Norte, sobre fatores climáticos e sociais que favorecem a rotina do Aedes aegypti. A educação em saúde desempenha um papel fundamental na conscientização e prevenção de doenças, sendo essencial a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam uma aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo investigar o impacto de uma sequência didática mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Biologia da prevenção e controle da dengue em uma escola estadual do Amazonas. A metodologia adotada para a pesquisa desenvolveu-se a partir da pesquisa-ação, com a aplicação de uma sequência didática baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), combinada com o uso de plataformas digitais interativas, infográficos, vídeos educacionais e outras ferramentas digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários de diagnóstico (inicial e final) e observação dos participantes com a utilização rubricas de aprendizagem para avaliar o desempenho dos estudantes nos encontros 4 e 5. Os resultados indicaram que a incorporação das TDICs ao ensino possibilitou uma maior participação dos estudantes, promovendo um aprendizado dinâmico e contextualizado, além de contribuir para mudanças na percepção e no comportamento dos estudantes em relação às medidas preventivas contra a dengue. O produto educacional desenvolvido, composto por uma sequência didática para estudantes, se mostra como uma ferramenta eficaz para fortalecer a integração entre educação e saúde pública. Assim, este estudo contribui para o avanço das práticas educativas externas à promoção da saúde e pode servir de referência para futuras iniciativas no campo da educação em saúde. Esses achados reforçam a importância das TDICs na construção de conhecimento, conforme defendido por Ausubel (2003) na teoria da aprendizagem significativa e por Zabala (1998) na estruturação de sequências didáticas contextualizadas.
Abstract: Dengue represents one of the most serious public health problems in Brazil, with significant impacts, especially in the Northern region, due to climatic and social factors that facilitate the routine of Aedes aegypti. Health education plays a fundamental role in raising awareness and preventing diseases, making it essential to adopt innovative pedagogical strategies that promote meaningful learning and student engagement. In this context, this qualitative research aimed to investigate the impact of a didactic sequence mediated by Digital Information and Communication Technologies (DICTs) on the teaching of biology for the prevention and control of dengue in a public school in the state of Amazonas. The research methodology was based on action research, with the application of a didactic sequence grounded in Problem Based Learning (PBL), combined with the use of interactive digital platforms, infographics, educational videos, and other digital tools. Data collection was conducted through diagnostic questionnaires (initial and final) and participant observation using learning rubrics to assess student performance in sessions 4 and 5. The results indicated that the incorporation of DICTs into teaching enabled greater student participation, promoting dynamic and contextualized learning, as well as contributing to changes in students' perception and behavior regarding preventive measures against dengue. The developed educational product, consisting of a didactic guide and an infographic for students, proves to be an effective tool for strengthening the integration between education and public health. Thus, this study contributes to advancing educational practices beyond health promotion and can serve as a reference for future initiatives in the field of health education. These findings reinforce the importance of DICTs in knowledge construction, as advocated by Ausubel (2003) in meaningful learning theory and by Zabala (1998) in structuring contextualized didactic sequences.
Palavras-chave: Educação em saúde
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Aprendizagem Baseada em Problemas
Prevenção da Dengue
Ensino de Biologia
Pesquisa-ação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: CRUZ, De Angelo Silva da. As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas. 2025. 162 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1735
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas_De Angelo Silva da Cruz_2025.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro8,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.