Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Lucilene da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0653747630550456pt_BR
dc.contributor.referee2Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.creatorCruz, De Angelo Silva da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919696618818196pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-14T20:50:11Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T20:50:11Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationCRUZ, De Angelo Silva da. As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas. 2025. 162 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1735-
dc.description.abstractDengue represents one of the most serious public health problems in Brazil, with significant impacts, especially in the Northern region, due to climatic and social factors that facilitate the routine of Aedes aegypti. Health education plays a fundamental role in raising awareness and preventing diseases, making it essential to adopt innovative pedagogical strategies that promote meaningful learning and student engagement. In this context, this qualitative research aimed to investigate the impact of a didactic sequence mediated by Digital Information and Communication Technologies (DICTs) on the teaching of biology for the prevention and control of dengue in a public school in the state of Amazonas. The research methodology was based on action research, with the application of a didactic sequence grounded in Problem Based Learning (PBL), combined with the use of interactive digital platforms, infographics, educational videos, and other digital tools. Data collection was conducted through diagnostic questionnaires (initial and final) and participant observation using learning rubrics to assess student performance in sessions 4 and 5. The results indicated that the incorporation of DICTs into teaching enabled greater student participation, promoting dynamic and contextualized learning, as well as contributing to changes in students' perception and behavior regarding preventive measures against dengue. The developed educational product, consisting of a didactic guide and an infographic for students, proves to be an effective tool for strengthening the integration between education and public health. Thus, this study contributes to advancing educational practices beyond health promotion and can serve as a reference for future initiatives in the field of health education. These findings reinforce the importance of DICTs in knowledge construction, as advocated by Ausubel (2003) in meaningful learning theory and by Zabala (1998) in structuring contextualized didactic sequences.pt_BR
dc.description.resumoA dengue representa um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, com impactos significativos, especialmente na região Norte, sobre fatores climáticos e sociais que favorecem a rotina do Aedes aegypti. A educação em saúde desempenha um papel fundamental na conscientização e prevenção de doenças, sendo essencial a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam uma aprendizagem significativa e o engajamento dos estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo investigar o impacto de uma sequência didática mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Biologia da prevenção e controle da dengue em uma escola estadual do Amazonas. A metodologia adotada para a pesquisa desenvolveu-se a partir da pesquisa-ação, com a aplicação de uma sequência didática baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), combinada com o uso de plataformas digitais interativas, infográficos, vídeos educacionais e outras ferramentas digitais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários de diagnóstico (inicial e final) e observação dos participantes com a utilização rubricas de aprendizagem para avaliar o desempenho dos estudantes nos encontros 4 e 5. Os resultados indicaram que a incorporação das TDICs ao ensino possibilitou uma maior participação dos estudantes, promovendo um aprendizado dinâmico e contextualizado, além de contribuir para mudanças na percepção e no comportamento dos estudantes em relação às medidas preventivas contra a dengue. O produto educacional desenvolvido, composto por uma sequência didática para estudantes, se mostra como uma ferramenta eficaz para fortalecer a integração entre educação e saúde pública. Assim, este estudo contribui para o avanço das práticas educativas externas à promoção da saúde e pode servir de referência para futuras iniciativas no campo da educação em saúde. Esses achados reforçam a importância das TDICs na construção de conhecimento, conforme defendido por Ausubel (2003) na teoria da aprendizagem significativa e por Zabala (1998) na estruturação de sequências didáticas contextualizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2025-07-14T20:50:10Z No. of bitstreams: 1 As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas_De Angelo Silva da Cruz_2025.pdf: 9029129 bytes, checksum: 299215d8d91dedc184d74330c1e0f922 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T20:50:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas_De Angelo Silva da Cruz_2025.pdf: 9029129 bytes, checksum: 299215d8d91dedc184d74330c1e0f922 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectPrevenção da Denguept_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino para a prevenção e controle da dengue em uma escola do estado do Amazonas_De Angelo Silva da Cruz_2025.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro8,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.