Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1567
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca |
Autor(es): | Costa, Gustavo de Almeida |
Primeiro Orientador: | Azevedo, Renildo Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Renildo Viana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos Júnior, Antônio Ferreira dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barra, Vinicius de Olliveira |
Resumo: | Este trabalho aborda o desenvolvimento de uma interface conversacional, um chatbot inteligente destinado a facilitar a interação entre os alunos e o ecossistema de uma biblioteca. O projeto surgiu da necessidade de proporcionar um meio eficiente e intuitivo para os alunos acessarem informações e serviços da biblioteca, como consulta de disponibilidade de livros, visualização de reservas existentes e realização de novas reservas. Para alcançar uma interação natural e eficaz, foi empregada a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN), um ramo da inteligência artificial que busca compreender e interpretar a linguagem humana. Através do uso de PLN, o chatbot é capaz de entender as requisições dos usuários e fornecer respostas precisas, criando uma experiência de atendimento amigável e eficiente. Este trabalho visa demonstrar como soluções tecnológicas, como chatbot inteligentes, podem ser desenvolvidas e implementadas para melhorar a eficiência dos serviços de biblioteca, contribuindo para uma experiência acadêmica mais enriquecedora para os alunos. |
Abstract: | This work addresses the development of a conversational interface, an intelligent chatbot designed to facilitate interaction between students and the ecosystem of a library. The project arose from the need to provide an efficient and intuitive means for students to access information and services of the library, such as checking the availability of books, viewing existing reservations, and making new reservations. To achieve natural and effective interaction, Natural Language Processing (NLP) technology was employed, a branch of artificial intelligence that seeks to understand and interpret human language. Using NLP, the chatbot is capable of understanding user requests and providing precise responses, creating a friendly and efficient customer service experience. This work aims to demonstrate how technological solutions, such as intelligent chatbots, can be developed and implemented to improve the efficiency of library services, contributing to a more enriching academic experience for students. |
Palavras-chave: | Processamento de Linguagem Natural Chatbot Biblioteca |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | COSTA, Gustavo de Almeida. Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca. 2023. 114 p. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1567 |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de interface conversacional para aprimorar a interação aluno-biblioteca_Gustavo de Almeida Costa_2023.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM Campus Manaus Centro | 3,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.