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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Duarte, Sônia Mendes
Primeiro Orientador: Almeida, Luene Cristina Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Luene Cristina Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Ana Cláudia Rodrigues de
Resumo: O presente trabalho pretende promover a aprendizagem do conteúdo de lipídios, da disciplina de química, para alunos do 3° ano do ensino médio regular por meio de uma proposta de uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. Assim sendo, buscou-se responder à pergunta: de que forma uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica, poderia contribuir com o ensino de lipídios no 3° ano do Ensino Médio? Então, se seguiu uma trilha metodológica adotando uma abordagem qualitativa, descritiva. Tendo como resultado o desenvolvimento de uma sequência didática, em cinco momentos da pedagogia histórico-crítica, destacando-se a instrumentação com o entendimento da produção do cupulate relacionando com o conteúdo de lipídios, logo em seguida a catarse, com a aula prática do processo obtenção do cupulate, doce semelhante ao chocolate feito a partir do cupuaçu. Dessa forma, o aprendizado começa em uma prática social inicial e é transformada em conhecimento científico, fazendo com que o aluno se aproprie do conteúdo de lipídios dentro de sua prática social.
Abstract: The present work aims to promote the learning of lipid content, from the chemistry discipline, for students in the 3rd year of regular high school through a proposal for a didactic sequence, based on the principles of Dermeval Saviani's historical-critical pedagogy. Therefore, we sought to answer the question: how could a didactic sequence, based on the principles of historical-critical pedagogy, contribute to the teaching of lipids in the 3rd year of high school? Then, a methodological path was followed adopting a qualitative, descriptive approach. Resulting in the development of a didactic sequence, in five moments of historical-critical pedagogy, highlighting the instrumentation with the understanding of cupulate production relating to the lipid content, followed by catharsis, with the practical class of the process obtaining cupulate, a sweet similar to chocolate made from cupuaçu. In this way, learning begins with an initial social practice and is transformed into scientific knowledge, making the student appropriate the lipid content within their social practice.
Palavras-chave: Ensino de química
Sequência didática
Pedagogia histórico-crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: DUARTE, Sônia Mendes. Cupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico crítica. 2023. 43 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1556
Data do documento: 4-Dez-2023
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