Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Luene Cristina Santos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7134813091920240 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Luene Cristina Santos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7134813091920240 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4121425372985654 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Melo, Ana Cláudia Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 | pt_BR |
dc.creator | Duarte, Sônia Mendes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2532932854684939 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T19:31:46Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-02T19:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Sônia Mendes. Cupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico crítica. 2023. 43 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1556 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to promote the learning of lipid content, from the chemistry discipline, for students in the 3rd year of regular high school through a proposal for a didactic sequence, based on the principles of Dermeval Saviani's historical-critical pedagogy. Therefore, we sought to answer the question: how could a didactic sequence, based on the principles of historical-critical pedagogy, contribute to the teaching of lipids in the 3rd year of high school? Then, a methodological path was followed adopting a qualitative, descriptive approach. Resulting in the development of a didactic sequence, in five moments of historical-critical pedagogy, highlighting the instrumentation with the understanding of cupulate production relating to the lipid content, followed by catharsis, with the practical class of the process obtaining cupulate, a sweet similar to chocolate made from cupuaçu. In this way, learning begins with an initial social practice and is transformed into scientific knowledge, making the student appropriate the lipid content within their social practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende promover a aprendizagem do conteúdo de lipídios, da disciplina de química, para alunos do 3° ano do ensino médio regular por meio de uma proposta de uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. Assim sendo, buscou-se responder à pergunta: de que forma uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica, poderia contribuir com o ensino de lipídios no 3° ano do Ensino Médio? Então, se seguiu uma trilha metodológica adotando uma abordagem qualitativa, descritiva. Tendo como resultado o desenvolvimento de uma sequência didática, em cinco momentos da pedagogia histórico-crítica, destacando-se a instrumentação com o entendimento da produção do cupulate relacionando com o conteúdo de lipídios, logo em seguida a catarse, com a aula prática do processo obtenção do cupulate, doce semelhante ao chocolate feito a partir do cupuaçu. Dessa forma, o aprendizado começa em uma prática social inicial e é transformada em conhecimento científico, fazendo com que o aluno se aproprie do conteúdo de lipídios dentro de sua prática social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-10-02T19:31:46Z No. of bitstreams: 1 Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdf: 9114685 bytes, checksum: b5a810e4ca5bae4fa59a70c054b3f15c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-02T19:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdf: 9114685 bytes, checksum: b5a810e4ca5bae4fa59a70c054b3f15c (MD5) Previous issue date: 2024-12-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Cupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.