Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Luene Cristina Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7134813091920240pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Luene Cristina Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7134813091920240pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121425372985654pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Ana Cláudia Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944321508964046pt_BR
dc.creatorDuarte, Sônia Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532932854684939pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T19:31:46Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T19:31:46Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationDUARTE, Sônia Mendes. Cupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico crítica. 2023. 43 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1556-
dc.description.abstractThe present work aims to promote the learning of lipid content, from the chemistry discipline, for students in the 3rd year of regular high school through a proposal for a didactic sequence, based on the principles of Dermeval Saviani's historical-critical pedagogy. Therefore, we sought to answer the question: how could a didactic sequence, based on the principles of historical-critical pedagogy, contribute to the teaching of lipids in the 3rd year of high school? Then, a methodological path was followed adopting a qualitative, descriptive approach. Resulting in the development of a didactic sequence, in five moments of historical-critical pedagogy, highlighting the instrumentation with the understanding of cupulate production relating to the lipid content, followed by catharsis, with the practical class of the process obtaining cupulate, a sweet similar to chocolate made from cupuaçu. In this way, learning begins with an initial social practice and is transformed into scientific knowledge, making the student appropriate the lipid content within their social practice.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende promover a aprendizagem do conteúdo de lipídios, da disciplina de química, para alunos do 3° ano do ensino médio regular por meio de uma proposta de uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. Assim sendo, buscou-se responder à pergunta: de que forma uma sequência didática, baseada nos princípios da pedagogia histórico-crítica, poderia contribuir com o ensino de lipídios no 3° ano do Ensino Médio? Então, se seguiu uma trilha metodológica adotando uma abordagem qualitativa, descritiva. Tendo como resultado o desenvolvimento de uma sequência didática, em cinco momentos da pedagogia histórico-crítica, destacando-se a instrumentação com o entendimento da produção do cupulate relacionando com o conteúdo de lipídios, logo em seguida a catarse, com a aula prática do processo obtenção do cupulate, doce semelhante ao chocolate feito a partir do cupuaçu. Dessa forma, o aprendizado começa em uma prática social inicial e é transformada em conhecimento científico, fazendo com que o aluno se aproprie do conteúdo de lipídios dentro de sua prática social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-10-02T19:31:46Z No. of bitstreams: 1 Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdf: 9114685 bytes, checksum: b5a810e4ca5bae4fa59a70c054b3f15c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T19:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdf: 9114685 bytes, checksum: b5a810e4ca5bae4fa59a70c054b3f15c (MD5) Previous issue date: 2024-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCupulate nas aulas de química: uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada nos princípios da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cupulate nas aulas de química-uma proposta de sequência didática para o ensino de lipídios baseada_Sônia Mendes Duarte_2023.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro8,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.