Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1491
Tipo: | Dissertação |
Título: | Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) |
Autor(es): | Feitoza, Adriano Brito |
Primeiro Orientador: | Lima, Maria Francisca Morais de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Maria Francisca Morais de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lacerda Junior, José Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee3: | Scantbelruy, Iranvith Cavalcante |
Resumo: | O docente e o tradutor intérprete de Libras devem ser conscientes de seus papéis para a inclusão de alunos surdos por lançar mão de práticas educativas. Dessa forma, a relação entre docente e tradutor intérprete de Libras trará implicações positivas que favorecem o aluno surdo em sala de aula. E como consequência permite que os alunos surdos realizem sua travessia em sua trajetória de aprendizagem que ocorre na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) rumo a um ensino Politécnico, uma das bases conceituais da EPTNM. O objetivo geral consiste em sintetizar que práticas educativas podem ser implementadas na relação entre docente e intérprete de Libras em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados correspondem a entrevistas e questionários direcionados aos objetos de pesquisa. Em seguida, utilizou-se a ATD (Análise Textual Discursiva) como metodologia para levantar os dados. Os resultados se traduzem em práticas educativas que correspondem às expertises desenvolvidas por docentes e intérpretes de Libras que favoreçam a atuação desses profissionais para a inclusão de alunos surdos em sala de aula. Como devolutiva desta pesquisa conforme concatenada aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi elaborado um Produto Educacional (PE) com recomendações de práticas educativas ao docente e ao tradutor intérprete de Libras. |
Abstract: | The teacher and the Libra interpreter translator must be aware of their roles in the inclusion of deaf students by using educational practices. In this way, the relationship between teacher and Libra interpreter translator will bring positive implications that benefit deaf students in the classroom. And as a consequence, it allows deaf students to cross their learning trajectory that occurs in Secondary Technological Professional Education (EPTNM) towards Polytechnic education, one of the conceptual bases of EPTNM. The general objective is to summarize which educational practices can be implemented in the relationship between teacher and Libras interpreter in the classroom. The data collection instruments correspond to interviews and questionnaires aimed at the research objects, then ATD (Discursive Textual Analysis) was used as an methodology to collect the data. The results translate into educational practices that correspond to expertise developed by Libras teachers and interpreters that favor the work of these professionals to include deaf students in the classroom. As feedback from this research as linked to the objectives of PROFEPT (Postgraduate Program in Professional and Technological Education), an Educational Product (EP) was prepared with recommendations for educational practices for teachers and translators who interpret Libras. |
Palavras-chave: | Intérprete educacional de Libras Relação Profissional EPTNM |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | FEITOZA, Adriano Brito. Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). 2024. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1491 |
Data do documento: | 15-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implicações da relação entre docentes e intérpretes de libras na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM)_Adriano Brito Feitoza_2024.pdf | Dissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 2,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.