Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1439
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de um módulo didático para a prática de programação de CLP
Autor(es): Leite, Denner Edson da Cruz
Primeiro Orientador: Palheta , Pedro Ivan das Graças
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neves, Cleonor Crescêncio das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Palheta, Pedro Ivan das Graças
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Cleonor Crescêncio das
metadata.dc.contributor.referee3: Fialho, Michaella Socorro Bruce
metadata.dc.contributor.referee4: Veloso, Hugo Alves
Resumo: Nos dias atuais, a automação se tornou uma necessidade vital, pois é capaz de aumentar a produtividade em diversos sistemas, de modo a otimizar tempo e recursos, sendo amplamente empregada no meio industrial. Dentre os diversos dispositivos utilizados na área de automação industrial, destacam-se o Controlador Lógico Programável (CLP) e o uso da linguagem de programação ladder, respectivamente, em virtude do baixo custo e objetividade. Neste contexto, o mercado de trabalho exige cada vez mais, profissionais capacitados e qualificados para programação e operação. Por isso, lança um olhar para as universidades, instituições que formam tais profissionais. De acordo com pesquisa divulgada pelo INEP, os dados relacionados às taxas de Desistência Acumulada (TDA) e Permanência (TAP) à níveis federal, estadual e local, refletem, entre outros fatores, a alta complexidade dos cursos de engenharia, e remetem a uma necessidade de rever os métodos de ensino adotados na formação de engenheiros. No âmbito acadêmico, verifica-se que os estudantes enfrentam dificuldades para aprender a programação desses equipamentos, seja pela falta de acesso a módulos para prática laboratorial ou pela indisponibilidade de recursos para prática fora do ambiente universitário. Assim, entende-se que a formação técnica deve ir além da teoria das salas de aula, destacando-se a prática laboratorial, com emprego de módulos didáticos, como ferramenta facilitadora da aprendizagem, com foco nas habilidades práticas exigidas pelo mercado de trabalho. Destarte, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de módulo didático portátil para a prática da programação de CLP, com emprego da linguagem ladder. Acredita-se que esse protótipo é uma contribuição significativa para a melhoria do ensino nas disciplinas específicas de programação e na formação dos futuros profissionais do curso de Engenharia de Controle e Automação, para que se formem mais capacitados e aptos ao mercado de trabalho, e aos desafios técnicos da profissão de engenheiro.
Abstract: Nowadays, automation is a vital necessity, but we have managed to increase production in different systems, optimize time and resources, and have invested extensively in our industrial sector. Among the various devices used in the area of industrial automation, it is necessary to use the Logic Programming Controller (PLC) and use the ladder programming language, respectively, in relation to your custom and object. In this context, the job market naturally requires professional skills and qualifications for programming and operation. Therefore, he took a look at universities, institutions that trained him professionally. In agreement with the information released by INEP, our children are related to Accumulative Education Taxes (TDA) and Permanent Education Taxes (TAP) at the federal, state and municipal levels, a reflection, among other factors, of the high complexity of engineering courses, and remittance for this it is necessary to dream about the learning methods adopted by the formation of births. Without academic training, students find it difficult to learn how to program this equipment, there is little access to modules for laboratory practice or the unavailability of practical university courses. Thus, we understand that technical training must be linked to classroom theory, highlighting laboratory practice, using didactic modules, as a tool to facilitate learning, focusing on practical skills implemented by the job market. To begin with, this work aims to present a proposal for a portable teaching module for PLC programming practice, using the ladder language. It is believed that this prototype is a significant contribution to the engineering area in our specific disciplines of programming and training of future professionals in the Control and Automation Engineering course, so that they are trained, qualified and suitable for the job market, and to engineering professionals.
Palavras-chave: CLP
Módulo didático
Ensino de programação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia de Controle e Automação
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Distrito
Citação: LEITE, Denner Edson da Cruz. Proposta de um módulo didático para a prática de programação de CLP. 81f. 2023. Monografia ( Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1439
Data do documento: 7-Set-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Cont_Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de um módulo didático para a prática de programação de CLP_Leite_2023..pdfMonografia_Controle e Automação - Campus Manaus Distrito Industrial3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.