Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1433
Tipo: | Outro |
Título: | AJURI: guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro |
Autor(es): | Farias, Érica Oliveira de Castro Silva, Cirlande Cabral da |
Resumo: | Este guia prático é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “As desigualdades sociais na educação e seus impactos sobre o processo de evasão e retenção dos alunos do ensino médio integrado em um Instituto Federal no período de pandemia”. Sua fi nalidade é apresentar a partir de casos concretos, problemáticas sociais que podem incidir direta e/ou indiretamente sobre a retenção e a evasão escolar de alunos do ensino médio integrado, sensibilizando não somente o docente, mas os demais servidores do Campus Manaus Centro quanto aos impactos das desigualdades sociais na educação. Nele, constam informações quanto ao ensino médio integrado, papel das equipes multiprofi ssionais e sugestões de atividades integradas. Além disso, apresenta um rol de contatos úteis para encaminhamentos de alunos para a rede atenção e também para denúncias de qualquer forma de violação de direitos. |
Abstract: | This practical guide is the result of master’s research entitled “Social inequalities in education and their impacts on the process of dropout and retention of high school students integrated into a Federal Institute during the pandemic period”. Its purpose is to present, based on concrete cases, social problems that may directly and/or indirectly aff ect the retention and dropout of integrated high school students, raising awareness not only for teachers, but also for other employees at the Manaus-Centro Campus regarding the impacts of social inequalities in education. It contains information regarding integrated secondary education, the role of multidisciplinary teams and suggestions for integrated activities. In addition, it presents a list of useful contacts for referring students to the attention network and also for reporting any form of rights violation. |
Palavras-chave: | Desigualdades sociais Educação Evasão Retenção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | FARIAS, Érica Oliveira de Castro; SILVA, Cirlande Cabral da. AJURI: guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 62 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1433 |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJURI-guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro_Érica Oliveira de Castro Farias_2023.pdf | Produto educacional_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 6,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.