Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1433
Tipo: Outro
Título: AJURI: guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro
Autor(es): Farias, Érica Oliveira de Castro
Silva, Cirlande Cabral da
Resumo: Este guia prático é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “As desigualdades sociais na educação e seus impactos sobre o processo de evasão e retenção dos alunos do ensino médio integrado em um Instituto Federal no período de pandemia”. Sua fi nalidade é apresentar a partir de casos concretos, problemáticas sociais que podem incidir direta e/ou indiretamente sobre a retenção e a evasão escolar de alunos do ensino médio integrado, sensibilizando não somente o docente, mas os demais servidores do Campus Manaus Centro quanto aos impactos das desigualdades sociais na educação. Nele, constam informações quanto ao ensino médio integrado, papel das equipes multiprofi ssionais e sugestões de atividades integradas. Além disso, apresenta um rol de contatos úteis para encaminhamentos de alunos para a rede atenção e também para denúncias de qualquer forma de violação de direitos.
Abstract: This practical guide is the result of master’s research entitled “Social inequalities in education and their impacts on the process of dropout and retention of high school students integrated into a Federal Institute during the pandemic period”. Its purpose is to present, based on concrete cases, social problems that may directly and/or indirectly aff ect the retention and dropout of integrated high school students, raising awareness not only for teachers, but also for other employees at the Manaus-Centro Campus regarding the impacts of social inequalities in education. It contains information regarding integrated secondary education, the role of multidisciplinary teams and suggestions for integrated activities. In addition, it presents a list of useful contacts for referring students to the attention network and also for reporting any form of rights violation.
Palavras-chave: Desigualdades sociais
Educação
Evasão
Retenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: FARIAS, Érica Oliveira de Castro; SILVA, Cirlande Cabral da. AJURI: guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro. 2023. 62 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1433
Data do documento: 25-Set-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJURI-guia prático para redução da evasão e da retenção escolar no IFAM Campus Manaus Centro_Érica Oliveira de Castro Farias_2023.pdfProduto educacional_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro6,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.