Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1387
Tipo: | Outro |
Título: | Podcast raízes: o contar-se de professores em cartas autobiográficas |
Autor(es): | Alencar, Danielle Golvim da Silva Gonzaga, Amarildo Menezes |
Resumo: | Este produto educacional, “Podcast Raízes: O contar-se de professores em cartas autobiográficas e suas descobertas da resiliência no processo (auto) formativo.”, resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (PPGE-IFAM), na qual enfatizamos a produção de cartas autobiográficas como uma proposta (auto) formativa, em um processo de reconhecimento de si, e da sua resiliência ao longo da sua jornada pessoal e formativa. Trata-se de um podcast desenvolvido ao longo da pesquisa com o objetivo de encorajar os professores a ter um lugar de falar e refletir acerca de sua jornada formativa e ações referentes a sua prática pedagógica, em um processo de escrita na qual ressignifica suas memórias e a si mesmos. O material que apresentamos é constituído por três momentos que se entrelaçam. O primeiro momento, a apresentação da minha carta autobiográfica para os colegas professores, na qual estabeleço a relação de remetente e destinatário; O segundo momento, eles realizam a leitura de suas cartas autobiográficas como resposta referente a apresentação da carta; O terceiro momento é a vivência e as experiências resultantes desse processo. Compreendemos a importância e necessidade de os docentes vivenciarem a escrita autobiográfica com a finalidade de redescobrir-se, sair de si e visualizar aquilo que por muitas vezes passa despercebido, de conhecer a si mesmo. As cartas permitem nos expressarmos, e experenciar novamente algumas memórias adormecidas, e por fim compreender a superação positiva face as adversidades da vida. Sendo assim acredita-se que essa proposta formativa possa ser utilizada em outros contextos de formação que não o da proposta inicial, pois sugere a prática autobiográfica e narrativa como uma oportunidade para o indivíduo seguir a jornada do conhecer de si, promovendo consequentemente a sua ressignificação. |
Palavras-chave: | Ensino tecnológico Processo formativo Autoformação Podcast |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | ALENCAR, Danielle Golvim da Silva; GONZAGA, Amarildo Menezes. Podcast raízes: o contar-se de professores em cartas autobiográficas. 2023. 31 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1387 |
Data do documento: | 13-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Podcast raízes- o contar-se de professores em cartas autobiográficas_Danielle Golvim da Silva Alencar_2023.pdf | Produto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.