Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1325
Tipo: Dissertação
Título: A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia
Autor(es): Rodrigues, Simone Santos
Primeiro Orientador: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Lacerda Junior, José Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Daniel Coelho
Resumo: Em 2020 o mundo inteiro foi surpreendido com o vírus da covid-19, que ceifou milhões de vidas e sentenciou tantas outras ao isolamento social. A determinação do isolamento dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocou a desconstrução na maneira de realizar as atividades laborativas presenciais, exigindo uma adequação face à necessidade de evitar a interação entre as pessoas e, dessa maneira impedir a propagação do vírus. Esta medida, atingiu todas as unidades educacionais do país, requerendo novos mecanismos para realização das aulas, o que impactou fortemente nas atividades dos docentes durante a pandemia. Dessa forma, buscando aprofundar sobre o assunto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem mista, ou seja, qualitativa e quantitativa (quali-quanti), e para coleta de dados aplicamos questionários, utilizando o google forms, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM), com objetivo de verificar qual o conhecimento dos docentes a respeito do uso do ensino híbrido como prática pedagógica, no âmbito do Campus Manaus Distrito Industrial/IFAM, bem como, evidenciar quais desafios foram enfrentados para realização do ensino híbrido como prática docente na pandemia, e como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) contribuíram, ou não, com esse processo pedagógico. Os resultados apontam desafios e caminhos a serem trilhados para o uso adequado do ensino híbrido como ferramenta pedagógica, indicando quais fatores foram decisivos no uso desta metodologia de ensino, em alguns casos aplicada de maneira forçosa pela covid-19 e que se apresenta como opção viável mesmo no pós-pandemia.
Abstract: In 2020, the whole world was surprised by the covid-19 virus, which claimed millions of lives and sentenced so many others to social isolation. The determination of isolation given by the World Health Organization (WHO), provoked the deconstruction of the way of carrying out face-to-face work activities, demanding an adaptation to the need to avoid interaction between people and, in this way,way, prevent the spread of the virus. This measure reached all educational units in the country, requiring new mechanisms for conducting classes, which had a strong impact on the activities of teachers during the pandemic.. Thus, seeking to deepen the subject, we carried out a bibliographical research, with a mixed approach, that is, qualitative and quantitative (quali-quanti), and for data collection we applied questionnaires, using thegoogle forms, targeting professionals who work in high school vocational and technological education (EPTNM), with the objective of verifying the knowledge of teachers regarding the use of hybrid teaching as a pedagogical practice, within the scope of the Campus Manaus Industrial District/ IFAM, as well as highlighting which challenges were faced in order to carry out hybrid teaching as a teaching practice in the pandemic, and how Digital Information and Communication Technologies (TDICs) contributed, or not, to this pedagogical process. The results point to challenges and paths to be followed for the proper use of blended learning as a pedagogical tool, indicating which factors were decisive in the use of this teaching methodology, in some cases forcibly applied by covid-19 and which presents itself as a viable option even in the post-pandemic.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Híbrido
Metodologias Ativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: RODRIGUES, Simone Santos. A construção de novas experiências docentes: o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1325
Data do documento: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção de novas experiências docentes o ensino híbrido como prática pedagógica na (e pós) pandemia_Simone Santos Rodrigues_2023.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.