Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1310
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologia, educação e trabalho: percepções e desdobramentos oriundos do Ensino Remoto Emergencial-ERE no interior da Amazônia
Autor(es): Sousa, Benara Modesto de
Primeiro Orientador: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Resumo: Esta pesquisa abordou o Ensino Remoto Emergencial sob uma perspectiva laboratorial, compreendendo o papel das metodologias de ensino e aprendizagem e das tecnologias educativas nesse processo de ressignificação da educação, especificamente na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio, partindo de bases teóricas críticas e discutindo a relação indissociável entre trabalho, tecnologia e educação. A pesquisa possui aderência à linha de pesquisa: Organização e memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, nucleando-se dentro do macroprojeto: Organização do Currículo integrado na EPT. Partiu do seguinte problema de pesquisa: quais as implicações do Ensino Remoto Emergencial - ERE na EPTNM, considerando a tecnologia, educação e trabalho? O objetivo geral consistiu-se em analisar as implicações do ensino remoto emergencial (ERE), desenvolvido no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na forma Subsequente, turma 2021, IFAM- Campus Tabatinga- AM, mediante as categorias: tecnologia, educação e trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e com o método de estudo de caso. Os instrumentos de coleta foram o questionário, a entrevista e a pesquisa eletrônica. A análise de dados consistiu-se em criar um procedimento de análise das questões objetivas e subjetivas de forma conjunta, empregando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Participaram da pesquisa 4 (quatro) docentes e 3 (três) discentes do Curso Subsequente de Informática, turma 2021. Os principais resultados encontrados mostraram os seguintes apontamentos: os docentes e discentes tiveram dificuldades durante o ERE; a concepção crítica de trabalho como princípio educativo ainda não se encontra totalmente consolidada, e; a formação dos docentes no que diz respeito às tendências de ensino e aprendizagem, mediadas ou não pelas tecnologias digitais, precisa evidenciar uma concepção crítica de educação na EPT. Os resultados e discussões também subsidiaram a elaboração do Guia formativo “Metodologias e Tecnologias Educacionais: possíveis abordagens para a prática pedagógica na EPT”, o qual apresenta uma perspectiva totalizante do trabalho e suas relações com a educação. Ao mesmo tempo em que orienta os docentes da EPT a respeitos dessas duas categorias, também expõe elementos importantes à prática pedagógica, como é o caso das metodologias ativas e das tecnologias educativas.
Abstract: This research addressed Emergency Remote Teaching from a laboratory perspective, understanding the role of teaching and learning methodologies and educational technologies in this process of re-signification of education, specifically in Professional and Technological Education Technical Middle Level - PTETML, starting from critical theoretical bases and discussing the inseparable relationship between work, technology and education. The research adheres to the research line: Organization and memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education. Nucleating in the macroproject: Organization of the Curriculum integrated in the Professional and Technological Education. It started from the following research problem: what are the implications of Emergency Remote Teaching - ERE in PTETML, considering technology, education and work? The general objective was to analyze the implications of emergency remote teaching (ERE), developed in the Technical Course of Medium Level in Informatics, in the Subsequent form, class 2021, IFAM- Campus Tabatinga-AM, through the categories technology, education and work. This is a qualitative, descriptive research using the case study method. The collection instruments were the questionnaire, the interview and the electronic survey. Data analysis consisted of creating a procedure for analyzing objective and subjective questions jointly, using Bardin's (1977) content analysis technique. 4 professors and 3 students from the subsequent computer science course, class 2021, participated in the research. The main results found showed the following notes: professors and students had difficulties during the ERE; the critical conception of work as an educational principle is not yet fully consolidated and; teacher training with regard to teaching and learning trends, mediated or not by digital technologies, needs to show a critical conception of education in EPT. The results and discussions also supported the preparation of the training guide “Methodologies and Educational Technologies: possible approaches for pedagogical practice in EPT”, which presents a totalizing perspective of work and its relations with education; and at the same time that it guides EPT professors regarding these two categories, it also exposes important elements to pedagogical practice, such as active methodologies and educational technologies.
Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo
Concepções de mundo
Pandemia da Covid-19
Metodologias ativas
Tecnologias educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SOUSA, Benara Modesto de. Tecnologia, educação e trabalho: percepções e desdobramentos oriundos do Ensino Remoto Emergencial-ERE no interior da Amazônia. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1310
Data do documento: 17-Mar-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologia, educação e trabalho percepções e desdobramentos oriundos do Ensino Remoto Emergencial-ERE no interior da Amazônia_Benara Modesto de Sousa_2023.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.