Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1309
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) no município de São Gabriel da Cachoeira-AM
Autor(es): Barreto, Roselinda Lima
Primeiro Orientador: Lacerda Junior, José Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Lacerda Junior, José Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Noronha, Evelyn Lauria
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma relevante modalidade educacional, prenunciada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para promover a formação do exercício de profissões, ajudar o cidadão a conquistar o seu lugar na sociedade, seja ela branca ou indígena, assim como contribuir com sua inserção mundo do trabalho. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica no município de São Gabriel da Cachoeira, a partir dos relatos de sujeitos que experenciaram esse processo. A investigação se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa. Utilizamos as narrativas como estratégia metodológica na compreensão do fenômeno baseado na experiência vivida por pessoas em seu cotidiano. Para tanto, a entrevista narrativa e o levantamento documental integram as técnicas de construção de dados, as quais foram analisadas a partir da Análise Temática. O tecer dessa trajetória é contada em e-book, sendo alinhada a esta dissertação para abranger a historicidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Como resultado, observamos que os benefícios resultantes da investigação trouxeram retorno não apenas ao corpo educativo, no reconhecimento da história, mas também à sociedade civil que se beneficia com essa modalidade de educação, que representa uma potente contribuição na melhoria de vida de nossos participantes da pesquisa, tanto para os servidores quanto para os seus filhos, reverberando mudança no seu pensar e agir, pois hoje são educadores que acreditam que somente através da educação podemos gerar a transformação necessária para melhorar a sociedade de são Gabriel da Cachoeira. Deixamos o nosso objeto de pesquisa em aberto para que outros caminhos possam ser desbravados, pois temos em mente que nenhuma investigação é finda e acabada. Por fim, ao ressaltarmos a importância de estudar esse percurso da EPT, entrelaçando a história ao vivido, queremos valorizar e reconhecer as narrativas como elementos integrantes dos aspectos sociais e culturais na construção da EPT em São Gabriel da Cachoeira, podendo, assim, transmiti-las às gerações que surgem.
Abstract: Professional and Technological Education (EPT) is a relevant educational modality, foreshadowed in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) to promote training in the exercise of professions, help citizens to conquer their place in society, be it white or indigenous, as well as contributing to their insertion in the world of work. Thus, this research aims to investigate the trajectory of Professional and Technological Education in the municipality of São Gabriel da Cachoeira, based on the reports of subjects who experienced this process. The investigation was based on a qualitative research with a narrative approach. We used the narratives as a methodological strategy in understanding the phenomenon based on the experience lived by people in their daily lives. For this purpose, the narrative interview and the documentary survey are part of the data construction techniques, which were analyzed based on the Thematic Analysis. The weaving of this trajectory is told in an e-book, being aligned with this dissertation to cover the historicity of Professional and Technological Education (EPT) in the municipality of São Gabriel da Cachoeira/AM. As a result, we observed that the benefits resulting from the investigation brought return not only to the educational body, in the recognition of history, but also to civil society that benefits from this modality of education, which represents a potent contribution to improving the lives of our participants in the research, both for employees and their children, reverberating change in their thinking and acting, because today they are educators who believe that only through education can we generate the necessary transformation to improve society in São Gabriel da Cachoeira. We leave our research object open so that other paths can be explored, as we bear in mind that no investigation is finished and finished. Finally, by emphasizing the importance of studying this path of the EPT, intertwining history with what was experienced, we want to value and recognize the narratives as integral elements of the social and cultural aspects in the construction of the EPT in São Gabriel da Cachoeira, thus being able to transmit them. them to the generations to come.
Palavras-chave: Experiências
Pesquisa narrativa
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: BARRETO, Roselinda Lima. Narrativas sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) no município de São Gabriel da Cachoeira-AM. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1309
Data do documento: 19-Abr-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas sobre a educação profissional e tecnológica (EPT) no município de São Gabriel da Cachoeira-AM_Roselinda Lima Barreto_2023.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.