Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Santos, Alessandro Negrão dos
Primeiro Orientador: Silva, Viviane Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Viviane Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Roceli Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Renildo Viana
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo sério para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o LECTIO. O objetivo é implementar um jogo, utilizando a abordagem Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children - TEACCH que auxilia crianças com autismo em seu aprendizado da leitura em sua etapa de alfabetização, valorizando boas práticas de usabilidade e visando uma boa experiência do usuário. Para isso, o jogo será embasado em diretrizes de desenvolvimento de jogos especificamente voltados para pessoas com TEA, oferecendo às crianças uma ferramenta apropriada para o uso. Portanto, a proposta é a implementação de atividades interativas, claras e de fácil execução, aplicando a abordagem TEACCH, com a finalidade de auxiliar crianças com TEA a aprimorarem seu aprendizado.
Abstract: This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning.
Palavras-chave: Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Monografia_Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista_Santos_2022.pdfMonografia_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM-Campus Manaus Centro1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.