Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Santos, Alessandro Negrão dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Viviane Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Viviane Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Roceli Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Azevedo, Renildo Viana |
Resumo: | Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo sério para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o LECTIO. O objetivo é implementar um jogo, utilizando a abordagem Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children - TEACCH que auxilia crianças com autismo em seu aprendizado da leitura em sua etapa de alfabetização, valorizando boas práticas de usabilidade e visando uma boa experiência do usuário. Para isso, o jogo será embasado em diretrizes de desenvolvimento de jogos especificamente voltados para pessoas com TEA, oferecendo às crianças uma ferramenta apropriada para o uso. Portanto, a proposta é a implementação de atividades interativas, claras e de fácil execução, aplicando a abordagem TEACCH, com a finalidade de auxiliar crianças com TEA a aprimorarem seu aprendizado. |
Abstract: | This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento de sistemas Aprendizagem Alfabetização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista_Santos_2022.pdf | Monografia_Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.