Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manaus
Autor(es): Almeida, Laudjohnson do Vale
Primeiro Orientador: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ana Lúcia Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Villani, Fernanda Tunes
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Cínthia Régia dos Santos
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com os alunos do ensino Médio de uma escola pública da cidade de Manaus no ano de 2015, durante o estágio supervisionado por meio da observação e acompanhamento, surgindo assim à necessidade de mostrar ocorrência e importância de experimentações no processo de ensino-aprendizagem. Para realização do estudo foi utilizado como método uma sequência didática elaborada de acordo com Zabala (1998), sustentada com base na sequência da unidade 2. A sequência foi desenvolvida com seis turmas do ensino médio, iniciada por meio de um questionário. Com a realização do trabalho, foi possível perceber que os alunos conseguiram entender o que estava acontecendo durante a experimentação, e assimilar com o conteúdo teórico estudado. Desta forma é possível associar a interação social que favorece o processo de descoberta do conhecimento de Vygotsky (1988) com a realidade vivida neste trabalho. Portanto, é de suma importância a experimentação no ensino de Química, pois desperta um forte interesse entre os educandos, mostrando que a química no cotidiano é uma estratégia coerente para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work was developed with the middle school students of a public school in the city of Manaus in the year 2015, during the supervised internship through observation and follow-up, thus arising from the need to show occurrence and importance of experimentation in the teaching- learning. To carry out the study, a didactic sequence elaborated according to Zabala (1998), based on the sequence of unit 2, was used as a method. The sequence was developed with six high school classes, started with a questionnaire. With the accomplishment of the work, it was possible to perceive that the students were able to understand what was happening during the experimentation, and to assimilate with the theoretical content studied. In this way it is possible to associate the social interaction that favors the process of discovering Vygotsky's knowledge (1988) with the reality lived in this work. Therefore, it is extremely important to experiment in the teaching of Chemistry, since it arouses a strong interest among the students, showing that chemistry in the daily life is a coherent trategyfor the teaching-learning process.
Palavras-chave: Química - ensino
Experimentação
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: ALMEIDA, Laudjohnson do Vale. Estudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manaus. 2017. 73 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1073
Data do documento: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manaus_Almeida_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.