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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Lúcia Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731643147452069pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Lúcia Mendes dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731643147452069pt_BR
dc.contributor.referee2Villani, Fernanda Tunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/776710553168878-
dc.contributor.referee3Freitas, Cínthia Régia dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7306319356578553-
dc.creatorAlmeida, Laudjohnson do Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956832483615215pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T19:34:41Z-
dc.date.available2022-11-22-
dc.date.available2022-11-22T19:34:41Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.citationALMEIDA, Laudjohnson do Vale. Estudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manaus. 2017. 73 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1073-
dc.description.abstractThis work was developed with the middle school students of a public school in the city of Manaus in the year 2015, during the supervised internship through observation and follow-up, thus arising from the need to show occurrence and importance of experimentation in the teaching- learning. To carry out the study, a didactic sequence elaborated according to Zabala (1998), based on the sequence of unit 2, was used as a method. The sequence was developed with six high school classes, started with a questionnaire. With the accomplishment of the work, it was possible to perceive that the students were able to understand what was happening during the experimentation, and to assimilate with the theoretical content studied. In this way it is possible to associate the social interaction that favors the process of discovering Vygotsky's knowledge (1988) with the reality lived in this work. Therefore, it is extremely important to experiment in the teaching of Chemistry, since it arouses a strong interest among the students, showing that chemistry in the daily life is a coherent trategyfor the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com os alunos do ensino Médio de uma escola pública da cidade de Manaus no ano de 2015, durante o estágio supervisionado por meio da observação e acompanhamento, surgindo assim à necessidade de mostrar ocorrência e importância de experimentações no processo de ensino-aprendizagem. Para realização do estudo foi utilizado como método uma sequência didática elaborada de acordo com Zabala (1998), sustentada com base na sequência da unidade 2. A sequência foi desenvolvida com seis turmas do ensino médio, iniciada por meio de um questionário. Com a realização do trabalho, foi possível perceber que os alunos conseguiram entender o que estava acontecendo durante a experimentação, e assimilar com o conteúdo teórico estudado. Desta forma é possível associar a interação social que favorece o processo de descoberta do conhecimento de Vygotsky (1988) com a realidade vivida neste trabalho. Portanto, é de suma importância a experimentação no ensino de Química, pois desperta um forte interesse entre os educandos, mostrando que a química no cotidiano é uma estratégia coerente para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-22T19:34:41Z No. of bitstreams: 1 Johnson - Monografia OFICIAL.docx (1).pdf: 1989077 bytes, checksum: 2138d4c2a9c381d712cc41ac84588029 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-22T19:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Johnson - Monografia OFICIAL.docx (1).pdf: 1989077 bytes, checksum: 2138d4c2a9c381d712cc41ac84588029 (MD5) Previous issue date: 2017-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsLicenciatura em Químicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEstudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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Estudo de caso: ocorrência e importância da experimentação no ensino de química em uma escola pública da cidade de Manaus_Almeida_2017.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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