Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1069
Tipo: Relatório de Pesquisa/Técnico
Título: O espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusiva
Autor(es): Bentes, Teófilo José de Souza
Resumo: O presente relatório científico trata de discussões sobre a inclusão das Pessoas com Deficiências (PcD), destacando, o docente com deficiência no mundo do trabalho, principalmente, os professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, esta discussão, parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de pós-graduação lato-sensu, conta, por ora, com parte do levantamento teórico à realização do empreendimento investigativo, que já se caracteriza numa abordagem qualitativa de um estudo de caso. Este trabalho encontra aporte bibliográfico, a relevância de problematizar a inclusão, mas também o acesso e permanência de PcD nos contextos da EPT. Tendo como objetivo geral analisar e constatar que qualquer pessoa é capaz de construir o conhecimento e adquirir habilidades e competências para formação técnica de uma determinada profissão. Independentemente de suas limitações/restrições físicas e/ou intelectuais. E, como objetivos específicos: Sensibilizar que existem não somente alunos com deficiência, mas, também, professores com deficiência; e, estabelecer que a EPT respeita, reconhece e valoriza os Direitos das Pessoas com Deficiência, proporcionando um espaço de trabalho inclusivo aos seus docentes. Buscou-se amadurecer a ideia de um Workshop com a pretensão de sensibilizar a respeito da valorização do profissional docente deficiente em suas atividades laborais nos cursos técnicos da EPT. Neste relatório após uma breve palavra de introdução, discorre-se a respeito da Diversidade e Inclusão: Como falar sobre Profissionais com Deficiência? Em seguida, vislumbra-se A Docência na EPT. A seguir metodologias da pesquisa e, Construindo e Organizando um Workshop, finalmente, apresentam-se as considerações finais e as referências usadas.
Palavras-chave: Inclusão
Docente
Educação Profissional e Tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: BENTES, Teófilo José de Souza. O espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusiva. 25 p. 2022. Relatório (Docência para Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1069
Data do documento: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Relátorio_Docência EPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusiva_Bentes_2022.pdfRelatório_Docência Educação Profissional e Tecnológica_IFAM-Campus Manaus Centro241,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.