Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBentes, Teófilo José de Souza-
dc.date.accessioned2022-04-01T19:17:31Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-21T19:17:31Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationBENTES, Teófilo José de Souza. O espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusiva. 25 p. 2022. Relatório (Docência para Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1069-
dc.description.resumoO presente relatório científico trata de discussões sobre a inclusão das Pessoas com Deficiências (PcD), destacando, o docente com deficiência no mundo do trabalho, principalmente, os professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, esta discussão, parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de pós-graduação lato-sensu, conta, por ora, com parte do levantamento teórico à realização do empreendimento investigativo, que já se caracteriza numa abordagem qualitativa de um estudo de caso. Este trabalho encontra aporte bibliográfico, a relevância de problematizar a inclusão, mas também o acesso e permanência de PcD nos contextos da EPT. Tendo como objetivo geral analisar e constatar que qualquer pessoa é capaz de construir o conhecimento e adquirir habilidades e competências para formação técnica de uma determinada profissão. Independentemente de suas limitações/restrições físicas e/ou intelectuais. E, como objetivos específicos: Sensibilizar que existem não somente alunos com deficiência, mas, também, professores com deficiência; e, estabelecer que a EPT respeita, reconhece e valoriza os Direitos das Pessoas com Deficiência, proporcionando um espaço de trabalho inclusivo aos seus docentes. Buscou-se amadurecer a ideia de um Workshop com a pretensão de sensibilizar a respeito da valorização do profissional docente deficiente em suas atividades laborais nos cursos técnicos da EPT. Neste relatório após uma breve palavra de introdução, discorre-se a respeito da Diversidade e Inclusão: Como falar sobre Profissionais com Deficiência? Em seguida, vislumbra-se A Docência na EPT. A seguir metodologias da pesquisa e, Construindo e Organizando um Workshop, finalmente, apresentam-se as considerações finais e as referências usadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-11-21T19:17:31Z No. of bitstreams: 1 Versão Final do Relatório Científico de Teófilo Bentes (1).pdf: 247342 bytes, checksum: 8f10d207af683d872ad3acbf6c468976 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T19:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão Final do Relatório Científico de Teófilo Bentes (1).pdf: 247342 bytes, checksum: 8f10d207af683d872ad3acbf6c468976 (MD5)en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusivapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisa/Técnicopt_BR
Aparece nas coleções:Relátorio_Docência EPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O espaço do trabalho para o docente deficiente numa perspectiva inclusiva_Bentes_2022.pdfRelatório_Docência Educação Profissional e Tecnológica_IFAM-Campus Manaus Centro241,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.