Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1005
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O assessoramento técnico-pedagógico dos coordenadores de cursos da EPTNM no CETAM: percursos pedagógicos em busca da educação omnilateral no contexto amazonense
metadata.dc.creator: Souza, Pedro Santarém de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Ana Lucena
metadata.dc.description.resumo: O estudo surgiu das indagações sobre a análise da práxis pedagógica do Coordenador de Cursos técnicos de nível na Coordenação de Formação Técnica (Fortec) no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em relação a efetivação da EPTNM no interior do estado. A pesquisa está nucleada na Linha 02 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, vinculada ao macroprojeto 06 – “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. A problemática da pesquisa foi: ao analisarmos a práxis pedagógica dos coordenadores de cursos do Fortec/Cetam, quais são os pontos de aproximação e/ou distanciamento da concepção de formação omnilateral em EPT? O objetivo geral foi investigar a práxis pedagógica dos coordenadores do Fortec/Cetam no processo de assessoramento técnico pedagógico aos docentes, evidenciando os pontos de aproximação ou distanciamento da concepção de EPT na perspectiva omnilateral; e os objetivos específicos foram: investigar as concepções em EPT presentes nas ações dos coordenadores no processo de assessoramento técnico-pedagógico, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem; analisar as principais atividades pedagógicas dos coordenadores de cursos do Fortec/Cetam no que se refere ao trabalho como princípio educativo e à integração entre as dimensões científica, tecnológica e cultural e; propor uma organização de ações educativas para auxiliar os coordenadores de cursos no acompanhamento das práticas de ensino voltadas ao currículo, ao planejamento de ensino, à avaliação da aprendizagem e às metodologias de ensino dos docentes do Fortec/Cetam. Compuseram o universo amostral da pesquisa 10 (dez) participantes: 02 (três) pedagogos e 08 (oito) coordenadores de cursos (bacharéis) do setor. Trata-se de uma pesquisa-ação e os instrumentos de coleta utilizados foram: observação participante, questionário e grupo focal. As falas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdos: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados em Bardin (1977). Utilizamos o embasamento teórico referente aos pressupostos de Saviani (2007), Marx (1998), Manacorda (1990), Borges (2007), dentre outros. Os resultados demonstram que o coordenador de cursos do Fortec/Cetam, apresenta-se como um profissional importante para a melhoria do processo ensino e aprendizagem, visto que, suas atividades contemplam ações de organização, meios e metas, sendo o trabalho pedagógico a essência da sua práxis. Diante disso, por se tratar de contextos reais apresenta-se algumas condições limitantes do seu trabalho. Destaca-se ainda, as necessidades formativas do grupo acerca das bases conceituais da EPT. Como desdobramento da pesquisa construiu-se um produto educacional no formato de “Plano Pedagógico para Coordenador de Cursos: Práxis Educativa na Educação Profissional e Tecnológica”, com o propósito de refletir alternativas para a efetivação da EPTNM e auxiliar no assessoramento técnico-pedagógico de cursos, com foco em coordenadores e profissionais afins.
Abstract: The study arose from inquiries regarding the analysis of the pedagogical praxis of the Coordinator of Technical Courses at the Technical Training Coordination (Fortec) within the institutional scope of the The study arose from inquiries about the analysis of the pedagogical praxis of the Coordinator of Technical Courses at the Technical Training Coordination (Fortec) at the Technological Education Center of Amazonas (Cetam), in relation to the effectiveness of EPTNM in the interior of the state. The research is centered on Line 02 of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - "Organization and Memories of Pedagogical Spaces in EPT", linked to macroproject 06 - "Organization of pedagogical spaces in EPT". The research problem was: when analyzing the pedagogical praxis of Fortec/Cetam course coordinators, what are the points of approximation and/or distance from the concept of omnilateral training in EPT? The general objective was to investigate the pedagogical praxis of the coordinators of Fortec/Cetam in the process of technical-pedagogical advice to teachers, highlighting the points of approximation or distance from the EPT conception in the omnilateral perspective; and the specific objectives were: to investigate the EPT concepts present in the actions of the coordinators in the technical-pedagogical advisory process, aiming at improving the teaching and learning process; analyze the main pedagogical activities of the coordinators of Fortec/Cetam courses in terms of work as an educational principle and the integration between the scientific, technological and cultural dimensions; to propose an organization of educational actions to assist course coordinators in monitoring teaching practices focused on the curriculum, teaching planning, learning assessment and teaching methodologies of Fortec/Cetam teachers. The sample universe of the research comprised 10 (ten) participants: 02 (three) pedagogues and 08 (eight) course coordinators (bachelors) in the sector. It is an action research and the collection instruments used were: participant observation, questionnaire and focus group. The speeches were transcribed and submitted to content analysis: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results in Bardin (1977). We used the theoretical basis referring to the assumptions of Saviani (2007), Marx (1998), Manacorda (1990), Borges (2007), among others. The results demonstrate that the Fortec/Cetam course coordinator presents himself as an important professional for the improvement of the teaching and learning process, since his activities include organizational actions, means and goals, with pedagogical work being the essence of your praxis. In view of this, as these are real contexts, some limiting conditions for their work are presented. It is also highlighted the training needs of the group on the conceptual bases of EPT. As a result of the research, an educational product was built in the format of "Pedagogical Plan for Course Coordinator: Educational Praxis in Professional and Technological Education", with the purpose of reflecting on alternatives for the realization of the EPTNM and assisting in the technical-pedagogical advising of courses, focusing on coordinators and similar professionals.
Keywords: Coordenação de cursos
Práxis pedagógica
Educação omnilateral
Politecnia
Trabalho como princípio educativo
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: SOUZA, Pedro Santarém de. O assessoramento técnico-pedagógico dos coordenadores de cursos da EPTNM no CETAM: percursos pedagógicos em busca da educação omnilateral no contexto amazonense. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1005
Issue Date: 25-May-2022
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O assessoramento técnico-pedagógico dos coordenadores de cursos da EPTNM no CETAM_Pedro Santarém de Souza.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.