Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/982
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticas |
Autor(es): | Sena, Carla Daniela Castro Nunes |
Primeiro Orientador: | Souza, José Carlos Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, José Carlos Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reis, Ailton Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Daniel Fonseca de |
Resumo: | Este projeto de pesquisa tem como objetivo entender na prática os maiores desafios dos professores de física na tarefa de ensinar alunos surdos, bem como as possíveis angústias desses alunos que cursam matérias de nível fundamental ou médio, que envolvam a área de física. Nesta fase, propõe-se um levantamento bibliográfico científico acerca de materiais didáticos existentes para o ensino de física e suas aplicabilidades, além de entender o que os professores e alunos têm a dizer sobre tais desafios no processo de ensino-aprendizagem. Após coleta e análise de dados, ratificou-se a grande dificuldade existente entre professores e alunos surdos quando se trata da disciplina de física. Foi possível concluir que é possível elevar o nível de aprendizado desses alunos a partir de uma adaptação por parte todos os envolvidos em sala de aula, inclusive materiais e métodos de ensino. |
Abstract: | This research project aims to understand in practice the biggest challenges of physics teachers in the task of teaching deaf students, as well as the possible distresses of those students who are studying elementary or high school subjects, which involve the area of physics. In this phase, we propose a scientific bibliographic survey about existing didactic materials for teaching physics and their applicability, in addition to understanding what teachers and students have to say about such challenges in the teaching-learning process. After collecting and analyzing data, the great difficulty existing between teachers and deaf students when it comes to the subject of physics was ratified. It was possible to conclude that it is possible to raise the learning level of these students based on an adaptation by everyone involved in the classroom, including materials and teaching methods. |
Palavras-chave: | Ensino Libras Professores Física |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia de Controle e Automação |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Distrito |
Citação: | Sena, Carla Daniela Castro. Desafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticas. 2021. 34 f. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/982 |
Data do documento: | 24-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Cont_Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf | Monografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial | 759,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.