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dc.contributor.advisor1Souza, José Carlos Ferreira-
dc.contributor.referee1Souza, José Carlos Ferreira-
dc.contributor.referee2Reis, Ailton Gonçalves-
dc.contributor.referee3Souza, Daniel Fonseca de-
dc.creatorSena, Carla Daniela Castro Nunes-
dc.date.accessioned2022-08-26T13:20:42Z-
dc.date.available2022-08-26-
dc.date.available2022-08-26T13:20:42Z-
dc.date.issued2021-07-24-
dc.identifier.citationSena, Carla Daniela Castro. Desafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticas. 2021. 34 f. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/982-
dc.description.abstractThis research project aims to understand in practice the biggest challenges of physics teachers in the task of teaching deaf students, as well as the possible distresses of those students who are studying elementary or high school subjects, which involve the area of physics. In this phase, we propose a scientific bibliographic survey about existing didactic materials for teaching physics and their applicability, in addition to understanding what teachers and students have to say about such challenges in the teaching-learning process. After collecting and analyzing data, the great difficulty existing between teachers and deaf students when it comes to the subject of physics was ratified. It was possible to conclude that it is possible to raise the learning level of these students based on an adaptation by everyone involved in the classroom, including materials and teaching methods.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa tem como objetivo entender na prática os maiores desafios dos professores de física na tarefa de ensinar alunos surdos, bem como as possíveis angústias desses alunos que cursam matérias de nível fundamental ou médio, que envolvam a área de física. Nesta fase, propõe-se um levantamento bibliográfico científico acerca de materiais didáticos existentes para o ensino de física e suas aplicabilidades, além de entender o que os professores e alunos têm a dizer sobre tais desafios no processo de ensino-aprendizagem. Após coleta e análise de dados, ratificou-se a grande dificuldade existente entre professores e alunos surdos quando se trata da disciplina de física. Foi possível concluir que é possível elevar o nível de aprendizado desses alunos a partir de uma adaptação por parte todos os envolvidos em sala de aula, inclusive materiais e métodos de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2022-08-26T13:20:42Z No. of bitstreams: 1 Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf: 778182 bytes, checksum: f6aa37376d859a4be5efda45fbde206d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-26T13:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf: 778182 bytes, checksum: f6aa37376d859a4be5efda45fbde206d (MD5) Previous issue date: 2021-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Distritopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
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dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
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dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAISpt_BR
dc.titleDesafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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