Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, José Carlos Ferreira | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, José Carlos Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Reis, Ailton Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Daniel Fonseca de | - |
dc.creator | Sena, Carla Daniela Castro Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T13:20:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26 | - |
dc.date.available | 2022-08-26T13:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-24 | - |
dc.identifier.citation | Sena, Carla Daniela Castro. Desafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticas. 2021. 34 f. (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/982 | - |
dc.description.abstract | This research project aims to understand in practice the biggest challenges of physics teachers in the task of teaching deaf students, as well as the possible distresses of those students who are studying elementary or high school subjects, which involve the area of physics. In this phase, we propose a scientific bibliographic survey about existing didactic materials for teaching physics and their applicability, in addition to understanding what teachers and students have to say about such challenges in the teaching-learning process. After collecting and analyzing data, the great difficulty existing between teachers and deaf students when it comes to the subject of physics was ratified. It was possible to conclude that it is possible to raise the learning level of these students based on an adaptation by everyone involved in the classroom, including materials and teaching methods. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa tem como objetivo entender na prática os maiores desafios dos professores de física na tarefa de ensinar alunos surdos, bem como as possíveis angústias desses alunos que cursam matérias de nível fundamental ou médio, que envolvam a área de física. Nesta fase, propõe-se um levantamento bibliográfico científico acerca de materiais didáticos existentes para o ensino de física e suas aplicabilidades, além de entender o que os professores e alunos têm a dizer sobre tais desafios no processo de ensino-aprendizagem. Após coleta e análise de dados, ratificou-se a grande dificuldade existente entre professores e alunos surdos quando se trata da disciplina de física. Foi possível concluir que é possível elevar o nível de aprendizado desses alunos a partir de uma adaptação por parte todos os envolvidos em sala de aula, inclusive materiais e métodos de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2022-08-26T13:20:42Z No. of bitstreams: 1 Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf: 778182 bytes, checksum: f6aa37376d859a4be5efda45fbde206d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-26T13:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf: 778182 bytes, checksum: f6aa37376d859a4be5efda45fbde206d (MD5) Previous issue date: 2021-07-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Distrito | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.relation.references | BAPTISTA, Madalena. Educar e comunicar na surdez: Duas faces do mesmo desafio. 1ª Edição. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2012. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23/12/1996, p. 12. CARVALHO, F. N. F.; SOUZA, J. C. F. Materiais didáticos para o ensino de física para alunos surdos, 2019. CARVALHO, S. S.; ALBUQUERQUE, S. S. C. Relato de experiência: Estratégias para inclusão do aluno surdo no ensino superior – Campus Gurupi. 2018. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/index.php/jice/9jice/paper/viewFile/9012/4203. Acesso em: 12/11/2020. DAMÁZIO, M. F. M. Educação escolar de pessoa com surdez: Uma proposta inclusiva. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005. FALCÃO, L. A. B. Surdez, Cognição visual e LIBRAS: estabelecendo novos diálogos. 3ª Edição. Edição do Autor, 2010. FERREIRA, G. C. As dificuldades do ensino de física para surdos: Proposta de ensino de ondas sonoras numa abordagem contextualizada. Monografia de conclusão de curso. – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2923/1/Gabriel%20da%20Cruz%20Ferreira%202016.pdf. Acesso em: 02/06/2021. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo, SP: Atlas Editora, 2002. 26 GUIJARRO, M. R. B. Inclusão: um desafio para os sistemas educacionais. In: -Brasil. Ensaios pedagógicos – incluindo escolas inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2005, p. 07-14. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7ª Edição. São Paulo: Atlas Editora, 2014. MAZZOTA, M.J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo, SP: Cortez, 1996. MORAES, J. U. P. A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso, 2009. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/download/736/392. Acesso em: 04/10/2020. PAIVA, V. B. Ensino de física para alunos surdos: análise da linguagem na compreensão de conceitos de óptica geométrica. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190977/PAIVA%20Vin%c3%adcius%20Balbino%202016%20%28disserta%c3%a7%c3%a3o%29%20CEFET-RJ.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02/06/2021. PEREIRA, R. D.; MATTOS, D. F. Ensino de física para surdos: Carência de material pedagógico específico. Resvista Espacios, Vol 38 (Nº 60), p. 24, 2017. PESSANHA, M.; COZENDEY, S.; ROCHA, D. M. O compartilhamento de significado na aula de física e a atuação do inter-locutor de Língua Brasileira de Sinais, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020011. Acesso em: 12/12/2020. PICANÇO, L. T.; NETO, J. S. C. Uma unidade de ensino de óptica geométrica para surdos e ouvintes. 2017 Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID435/v12_n8_a2017.pdf. Acesso em: 02/06/2021. 27 PLAÇA, L. F.; DELBEN, A.A.S.T.; VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. As dificuldades para o ensino de física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande – MS. RAUTENBERG, E. As dificuldades no ensino de física para alunos surdos. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/183466/TCC%20ELIANA%20RAUTENBERG%20revisado1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02/06/2021. REID, K. An exploration of resources available for deaf children attending public and deaf Community schools, 2019. Disponível em: https://scholarworks.wmich.edu/honors_theses/3084. Acesso: 04/03/2020. SACKS, O. Vendo vozes: Uma viagem no mundo dos surdos. Tradução: Laura Teixeira Motta – São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SANCHEZ, I; TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, p. 63-83, 2006. SKLIAR, C. Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos: Interfaces entre Pedagogia e Linguística. Volume 2. 3ª Edição. Editora Mediação: 2012. SOUZA, I. M. A.; SOUZA, L. V. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades, 2010. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/08/USO-DA-TECNOLGIA.pdf. Acesso em: 18/02/2020. VARGAS, J. S.; GOBARA, S. T. Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: Uma perspectiva Vygostkiana, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382014000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05/11/2019. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS | pt_BR |
dc.title | Desafio no ensino de física para alunos surdos: estratégias didáticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Cont_Automação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafio no ensino de física para alunos surdos_Sena_2021.pdf.pdf | Monografia_Controle e Automação - IFAM Campus Manaus Distrito Industrial | 759,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.