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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins
metadata.dc.creator: Carvalho, Yanne Karolle Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Raimundo Vitor Ramos
metadata.dc.contributor.referee1: Kruger, Juliano Milton
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Kleber de Britto
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso Filho, Gerson Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Em meio a um ambiente de contínuas transformações econômicas, sociais e tecnológicas, a Educação tem exigido uma gestão inteligente e eficiente, na qual o planejamento estratégico tem se apresentado como uma ferramenta crucial no desenvolvimento das políticas públicas educacionais e na busca pela qualidade na educação. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins/AM, já que a Secretaria de Educação é o órgão responsável por dinamizar as políticas públicas educacionais, pois é dela que saem as normativas e os procedimentos administrativos e pedagógicos a serem repassados, observados e aplicados pelos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores nas escolas. Optou-se por uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Utilizou-se levantamento bibliográfico, entrevista e análise dos dados coletados. Os resultados encontrados sinalizam que apesar da intencionalidade de desenvolver o planejamento estratégico, a SEMED/PIN adota o plano de ação em curto prazo, além disso, observou-se fragmentação na participação e dificuldade de comunicação interna.
Abstract: Amid an environment of continuous economic, social and technological transformations, Education has demanded an intelligent and efficient management, in which strategic planning has been presented as a crucial tool in the development of educational public policies and the search for quality in education. In this sense, the objective of this research is to verify how the strategic planning occurs in the Municipal Secretariat of Education of Parintins / AM, since the Secretariat of Education is the organ responsible for dynamizing the public educational policies, since it is from this that the normatives and the administrative and pedagogical procedures to be passed on, observed and applied by school administrators, pedagogical coordinators and teachers in schools. We opted for an exploratory, qualitative approach. A bibliographical survey, interview and analysis of the collected data were used. The results show that despite the intentionality of developing the strategic planning, SEMED / PIN adopts the short-term action plan, in addition, there was fragmentation in participation and difficulty of internal communication.
Keywords: Educação de qualidade
Gestão educacional
Planejamento estratégico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
metadata.dc.publisher.department: Campus Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950
Issue Date: 17-Feb-2019
Appears in Collections:GP CPIN - Trabalho de Conclusão de Curso

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