Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pontes, Raimundo Vitor Ramos-
dc.contributor.referee1Kruger, Juliano Milton-
dc.contributor.referee2Souza, Kleber de Britto-
dc.contributor.referee3Cardoso Filho, Gerson Teixeira-
dc.creatorCarvalho, Yanne Karolle Figueiredo-
dc.date.accessioned2022-08-03T19:08:39Z-
dc.date.available2022-08-03T19:08:39Z-
dc.date.issued2019-02-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/950-
dc.description.abstractAmid an environment of continuous economic, social and technological transformations, Education has demanded an intelligent and efficient management, in which strategic planning has been presented as a crucial tool in the development of educational public policies and the search for quality in education. In this sense, the objective of this research is to verify how the strategic planning occurs in the Municipal Secretariat of Education of Parintins / AM, since the Secretariat of Education is the organ responsible for dynamizing the public educational policies, since it is from this that the normatives and the administrative and pedagogical procedures to be passed on, observed and applied by school administrators, pedagogical coordinators and teachers in schools. We opted for an exploratory, qualitative approach. A bibliographical survey, interview and analysis of the collected data were used. The results show that despite the intentionality of developing the strategic planning, SEMED / PIN adopts the short-term action plan, in addition, there was fragmentation in participation and difficulty of internal communication.pt_BR
dc.description.resumoEm meio a um ambiente de contínuas transformações econômicas, sociais e tecnológicas, a Educação tem exigido uma gestão inteligente e eficiente, na qual o planejamento estratégico tem se apresentado como uma ferramenta crucial no desenvolvimento das políticas públicas educacionais e na busca pela qualidade na educação. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintins/AM, já que a Secretaria de Educação é o órgão responsável por dinamizar as políticas públicas educacionais, pois é dela que saem as normativas e os procedimentos administrativos e pedagógicos a serem repassados, observados e aplicados pelos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores nas escolas. Optou-se por uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Utilizou-se levantamento bibliográfico, entrevista e análise dos dados coletados. Os resultados encontrados sinalizam que apesar da intencionalidade de desenvolver o planejamento estratégico, a SEMED/PIN adota o plano de ação em curto prazo, além disso, observou-se fragmentação na participação e dificuldade de comunicação interna.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Bibliotecas (cgeb@ifam.edu.br) on 2022-08-03T19:08:39Z No. of bitstreams: 1 Gestão Pública para Educação de qualidade.pdf: 442001 bytes, checksum: 09970a885b30812f3e2ad8c3f8d69e7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-03T19:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestão Pública para Educação de qualidade.pdf: 442001 bytes, checksum: 09970a885b30812f3e2ad8c3f8d69e7b (MD5) Previous issue date: 2019-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Parintinspt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de qualidadept_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleGestão pública para educação de qualidade: uma reflexão sobre o planejamento estratégico na Secretaria Municipal de Educação de Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:GP CPIN - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão Pública para Educação de qualidade.pdfTCC GP EAD CPIN431,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.