Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/922
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequência didática para o ensino médio sobre o tempo: breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade restrita
metadata.dc.creator: Silva Sobrinho, Paulo Roberto Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Igor Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee3: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.description.resumo: Ao estudar física, somos instruídos com as equações de Newton, que fundamentam a dinâmica do movimento, as equações de Maxwell, que descrevem as ondas eletromagnéticas, as equações de Schrodinger, que fundamentam a física quântica e a Teoria Quântica de Campo que descreve a dinâmica de partículas atômicas e subatômicas. O importante a se perceber é que a física é uma ciência de como as coisas evoluem com o tempo, mas o mais estranho disso tudo é que sua natureza é o maior dos mistérios. No eventual trabalho será apresentado breves reflexões sobre o tempo desde os pensadores antigos até a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, visto que, está é uma teoria construída com intuito de explicar o espaço e o tempo. Uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) será aplicada com o auxílio de mapas conceituais com o intuito de facilitar o ensino desse conteúdo tão fascinante e misterioso, para alunos do Ensino Médio. As aulas foram aplicadas no período de pandemia de Covid-19, inicialmente planejadas para o ensino remoto, contudo, as novas medidas adotadas pelo Governo do Estado do Amazonas permitiram aplicar o produto presencialmente.
Abstract: When studying physics, we are educated with Newton's equations, which underlie the dynamics of motion, Maxwell's equations, which describe electromagnetic waves, Schrodinger's equations, which underlie quantum physics, and Quantum Field Theory which describes dynamics. of atomic and subatomic particles. The important thing to realize is that physics is a science of how things evolve over time, but the strangest thing about it all is that its nature is the greatest of mysteries. In the eventual work, brief reflections on time will be presented from ancient thinkers to Einstein's Special Theory of Relativity, since this is a theory built to explain space and time. A proposal for a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) will be applied with the help of concept maps in order to facilitate the teaching of this fascinating and mysterious content to high school students. The classes were applied during the Covid-19 pandemic period, initially planned for remote teaching, however, the new measures adopted by the Government of the State of Amazonas made it possible to apply the product in person.
Keywords: Física - ensino
Teoria da relatividade restrita
Mapas conceituais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SILVA SOBRINHO, Paulo Roberto Ferreira da. Sequência didática para o ensino médio sobre o tempo: breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade restrita. 120 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/922
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.