Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Padilha, Igor Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605895860650284pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Igor Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605895860650284pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee3Brinatti, André Maurício-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646179684977811pt_BR
dc.creatorSilva Sobrinho, Paulo Roberto Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548859316171937pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T19:10:34Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T19:10:34Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSILVA SOBRINHO, Paulo Roberto Ferreira da. Sequência didática para o ensino médio sobre o tempo: breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade restrita. 120 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/922-
dc.description.abstractWhen studying physics, we are educated with Newton's equations, which underlie the dynamics of motion, Maxwell's equations, which describe electromagnetic waves, Schrodinger's equations, which underlie quantum physics, and Quantum Field Theory which describes dynamics. of atomic and subatomic particles. The important thing to realize is that physics is a science of how things evolve over time, but the strangest thing about it all is that its nature is the greatest of mysteries. In the eventual work, brief reflections on time will be presented from ancient thinkers to Einstein's Special Theory of Relativity, since this is a theory built to explain space and time. A proposal for a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) will be applied with the help of concept maps in order to facilitate the teaching of this fascinating and mysterious content to high school students. The classes were applied during the Covid-19 pandemic period, initially planned for remote teaching, however, the new measures adopted by the Government of the State of Amazonas made it possible to apply the product in person.pt_BR
dc.description.resumoAo estudar física, somos instruídos com as equações de Newton, que fundamentam a dinâmica do movimento, as equações de Maxwell, que descrevem as ondas eletromagnéticas, as equações de Schrodinger, que fundamentam a física quântica e a Teoria Quântica de Campo que descreve a dinâmica de partículas atômicas e subatômicas. O importante a se perceber é que a física é uma ciência de como as coisas evoluem com o tempo, mas o mais estranho disso tudo é que sua natureza é o maior dos mistérios. No eventual trabalho será apresentado breves reflexões sobre o tempo desde os pensadores antigos até a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, visto que, está é uma teoria construída com intuito de explicar o espaço e o tempo. Uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) será aplicada com o auxílio de mapas conceituais com o intuito de facilitar o ensino desse conteúdo tão fascinante e misterioso, para alunos do Ensino Médio. As aulas foram aplicadas no período de pandemia de Covid-19, inicialmente planejadas para o ensino remoto, contudo, as novas medidas adotadas pelo Governo do Estado do Amazonas permitiram aplicar o produto presencialmente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-07-04T19:10:34Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO e PRODUTO - VERSÃO FINAL - Paulo Sobrinho (1).pdf: 4541859 bytes, checksum: cfa61d376728ca50f1bb4c4883a17f7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-04T19:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO e PRODUTO - VERSÃO FINAL - Paulo Sobrinho (1).pdf: 4541859 bytes, checksum: cfa61d376728ca50f1bb4c4883a17f7a (MD5) Previous issue date: 2022-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTeoria da relatividade restritapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino médio sobre o tempo: breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade restritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática para o ensino médio sobre o tempo: breves implicações filosóficas sobre o tempo e a teoria da relatividade restrita_Silva Sobrinho_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.