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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão na escola indígena OI`Tchurune: a visão dos seus professores e gestor
Autor(es): Lucena, Sônia Liberato
Primeiro Orientador: Caproni Neto, Henrique Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Porto, Selomi Bermeguy
metadata.dc.contributor.referee2: Paulo, Idelmar do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Cordeiro, Adiny Heimy Muller
Resumo: A educação escolar indígena tem passado por mudanças, das quais muitas surgiram através de lutas por uma educação diferenciada, voltada a realidade local de cada grupo étnico, assegurada, hoje, por importantes políticas públicas educacionais, tendo em vista a importância da existência de uma gestão voltada para a emancipação do poder de decisão. A presente pesquisa foi realizada em uma das escolas indígenas da comunidade Umariaçú I, localizada no município de Tabatinga-AM, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, esta última, através de entrevistas abertas direcionadas aos professores, ao apoio pedagógico e gestor. Objetivou-se compreender os mecanismos utilizados no processo de gestão escolar e como a educação escolar indígena na Escola Municipal Indígena Oi’ Tchürüne vem ocorrendo. Constatou-se que a referida escola não é contemplada pelas políticas públicas educacionais vigentes, tendo em vista que o corpo docente as conhece, mas não as executa, em decorrência da insatisfação com a gestão escolar e acabam renunciando seus diretos previstos em lei. Dessa forma, a escola necessita abrir o diálogo com a comunidade envolvente para a compreensão e desenvolvimento de uma gestão democrática, e assim buscar a construção de uma comunidade escolar com uma identidade própria, com valores que cultivem o respeito e o fortalecimento da cultura local.
Abstract: Indigenous school education has undergone changes, many of which have emerged through struggles for differentiated education, according to the local reality of each ethnic group, which is now assured by important public educational policies, given the importance of the existence of a management aimed at the emancipation of decision-making power. The present research was carried out in one of the indigenous schools of the community Umariaçú I, located in the city of Tabatinga-AM, through bibliographical and field research, the latter through open interviews directed to teachers, pedagogical support and director. The objective was to understand the mechanisms used in the school administration process and how the indigenous school education in the Municipal School Oi 'Tchürüne has been taking place. It was verified that the mentioned school is not contemplated by the current educational public policies, considering that the teachers knows them, but does not execute them, as a result of the dissatisfaction with the school administration and end up renouncing their rights provided by law. Thus, the school needs to open the dialogue with the surrounding community to understand and develop democratic administration, and thus seek the construction of a school community with its own identity, with values that cultivate the respect and strengthening of the local culture.
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Gestão escolar
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Gestão Pública
metadata.dc.publisher.department: Campus Tabatinga
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/918
Data do documento: 29-Mai-2019
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